Populares reclamam do barulho causado por fábrica de MDF
Moradores de diversos bairros têm reclamado diariamente de barulho emitido por uma fábrica de MDF localizada na periferia de Paragominas.
Os ruídos, como de uma gigantesca turbina, foram relatados por moradores de bairros próximos como Jardim Atlântico, Sidilândia I e II, e de outros mais distantes como Jaderlândia, Uraim, Angelim e JK.
‘É um barulho infernal. Não consigo me concentrar em mais nada quando esse barulho começa’. Disse uma moradora do bairro Jardim Atlântico.
‘Esse barulho está ensurdecedor’. Disse uma moradora do bairro Sidilândia.
De acordo com a Resolução 001/90 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), Item 4.4:
‘Os ruídos causados pelas indústrias afetam o meio ambiente do trabalho e a vizinhança de um modo geral (meio ambiente artificial). Tanto isso é verdade que a poluição sonora e o estresse auditivo são a terceira maior incidência de doenças do trabalho. [19]
Caracteriza-se a indústria como fonte poluidora do meio ambiente artificial quando o ruído projeta-se para além do âmbito interno do estabelecimento, causando ruídos ambientais contínuos, vindo a atingir a vizinhança bem como os próprios trabalhadores’.
Procurado por nossa equipe, o Secretário do Meio Ambiente e do Verde, Felipe Zagalo, informou que a fiscalização da empresa em questão é atribuição do Estado.
A empresa se comprometeu a emitir uma nota oficial de esclarecimento com relação ao caso, mas até o fechamento desta matéria ainda não havia feito.
Por Célia Santos – Jornalista DRT 2988 PA