Senado Federal debate decisão sobre investimento em ferrovias
O Governador Simão Jatene, acompanhado pelo ex Secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Estado do Pará, Adnan Demachki, participa nesta manhã de 07 de agosto, no Anexo II, Ala Senador Alexandre Costa, Plenário nº 13, do Senado Federal.
Presidente da Vale, Fabio Schvartsman, foi convidado, mas em ofício assinado por Salma Ferrari, foi alegado conflito de agenda para justificar a recusa em participar do debate.
O Senador Ricardo Ferraço classificou a postura da Vale como ‘arrogante’.
O Senador Flexa Ribeiro lamentou a ausência da empresa e lembrou que a mesma tem costumeiramente rejeita os convites a debates.
A reunião debate a decisão da Secretaria de Parcerias Públicas de Investimentos (PPI) que antecipa a renovação das concessões das ferrovias Vitória Minas e Carajás em contrapartida pela construção de 383 quilômetros da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) ligando Campinorte, no Estado de Goiás a Água Boa, no Estado do Mato Grosso.
Participam também da sessão o Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro, Alexandre nogueira representando o Governador do Espírito Santo, Paulo César Hartung, e Representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da PPI.
Por Célia Santos – Jornalista DRT 2988 PA