Operação Lei Seca estará pela primeira vez em Paragominas
A ‘Operação Lei Seca’, da Polícia Civil e do DETRAN, que atua constantemente nas regiões litorâneas do estado, estará pela primeira vez na cidade de Paragominas.
Durante os dois finais de semana da AGROPEC (Exposição Feira Agropecuária de Paragominas), as equipes vindas de Belém estarão atuando especificamente em situações de pessoas que tenham ingerido bebido alcoólica e estejam conduzindo.
Estão incluídos também a condução de outros veículos que não sejam automotores, tais como aqueles de propulsão animal (carroças, charretes etc.), de propulsão humana (bicicletas, triciclos etc.) ou mesmo de veículos aquáticos ou embarcações (lanchas, jet-skis etc.), estando o condutor embriagado por álcool e que venha a colocar em perigo a segurança de terceiros, pode caracterizar a subsidiária contravenção penal de “direção perigosa”, prevista no artigo 34, do Decreto-lei nº 3.688/1941 (“Lei das Contravenções Penais”), que tipifica a conduta de “dirigir veículo na via pública, ou embarcações em águas públicas, pondo em perigo a segurança alheia”, ou ainda o delito do artigo 39, da Lei Federal no 11.343/2006 (Lei Antidrogas), quando se tratar de aeronave ou embarcação e o agente tiver consumido drogas ilícitas (GONÇALVES, 2010, p.157). Diz o manual da Lei Seca.
A informação foi passada pelo Diretor da 13ª Seccional Urbana de Polícia Civil, Delegado Cristiano Marcelo que informou ainda a vinda de reforço policial da Diretoria de Polícia do Interior (DPI) para o período da AGROPEC.
Além do reforço para as equipes locais, um grupo da DPI estará um uma unidade móvel dentro do Parque de Exposições Amílcar Tocantins.
O plantão da Seccional também terá reforço local com três servidores a mais por noite.
Por Célia Santos – Jornalista DRT 2988 PA com informações da Polícia Civil