Arte e EntretenimentoParagominas

Aplicação da Lei em Cavalgada gera polêmica

Todos os anos, na Exposição Feira Agropecuária de Paragominas, é realizada pelo Clube da Mula a Cavalgada da Agropec.

Moradores da cidade, da zona rural e de outros municípios enfeitam animais, carroças, motos, carros, caminhonetes e caminhões para seguir em cavalgada do antigo Clube do Cavalo, no bairro Promissão II até o Clube da Mula, no bairro Jaderlândia.

Em reunião ocorrida na quarta-feira (08) com os organizadores da Cavalgada da AGROPEC 2018 com os órgãos de segurança de Paragominas foi definido que não seria permitida a condução de pessoas em cima de carros abertos; caminhões, caminhonetes e similares. Todos os veículos, inclusive de tração animal, deve manter a quantidade de passageiros regulamentar de cada veículo.

O Superintendente de Polícia Civil da 7ª RISP (Região Integrada de Segurança Pública), Delegado Miranda Neto, disse que as decisões tomadas na reunião foram feitas em conjunto com a organização da Cavalgada.

(Imagem: Célia Santos)

As forças de segurança pública; o gestor público, ele está vinculado ao que a Lei diz. O que deve e o que não deve fazer. Nós não estamos criando, inovando, inventando nada disso. Nós estamos aplicando a Lei no seu estrito cumprimento….A cultura no brasil não revoga a lei. a lei revoga a cultura. vamos aplicar a lei, respeitando o cidadão de bem que está regular, atendendo os ditames legais, cumprindo com suas obrigações’ . delegado Miranda Neto.

De acordo com um dos organizadores, a decisão os pegou de surpresa, pois foi tomada na tarde do dia 08 quando toda a estrutura do evento já estava preparada e algumas comitivas que dependem desse tipo de transporte já haviam alugado caminhões para participar da festa.

‘Fomos impactados. Não só nós, mas a sociedade que participa da Cavalgada também’. Disse Robson Capixaba, um dos organizadores.

‘O Povo de Paragominas não vai se calar diante das proibições impostas na nossa cidade. Somos constantemente humilhados através dos órgãos do município que somente impõem as leis sem consultar a população. Ficam cegos e não veem o potencial que Paragominas tem para o ramo do Entretenimento e apenas proíbem e impõem’. Disse um internauta em uma rede social.

Quanto à Portaria do Juiz Rogério Tibúrcio determinando a fiscalização do transporte de crianças e adolescentes durante a Cavalgada, os organizadores disseram concordar plenamente, pois é um procedimento normal.

Por Célia Santos – Jornalista DRT 2988 PA

Deixe um comentário