Município cinza dá as caras novamente em Paragominas
A cidade de Paragominas carrega consigo uma história de superação em que passou a ser modelo copiado por diversas cidades do Brasil e do mundo.

O Município Verde vive dias de um passado praticamente esquecido. A cidade foi tomada por um forte odor de fumaça e uma nuvem de fuligem e cinzas que estão invadindo casas e comércios por todos os bairros.
Um internauta que diz sofrer com problemas respiratórios publicou em sua rede social:
‘Tem algum vulcão em erupção aqui em Paragominas? Essa quantidade de fumaça e cinzas no ar…’
Outro internauta comentou em seguida:
‘Limpeza de área, aleiras,e algumas empresas que tem forno dentro da cidade porém não tem filtro para resíduo, mas no fim das contas, ”eles que estão pagando as contas”!’
Reclamações relacionadas aos transtornos e consequências para a saúde são frequentes.
O Coronel Luís Claudio, comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Paragominas informou que não foi acionado para verificação de nenhum foco de incêndio que pudesse provocar todo esse transtorno. Porém lembrou que, nesse período do ano, são realizadas queimadas em propriedades rurais e que, apesar de algumas delas serem distantes do centro urbano, os resíduos podem ser conduzidos pelo ar como ocorreu em anos anteriores.
A equipe de fiscalização de Secretaria Municipal de Meio Ambiente comunicou que identificou uma queimada, controlada e autorizada, em uma propriedade localizada a um quilometro do perímetro urbano como sendo o ponto de origem.
Por Célia Santos – Jornalista DRT 2988 PA