Dia Mundial de Luta Contra a AIDS
1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.
Em boletim epidemiológico divulgado recentemente pelo Ministério da Saúde, desde que a doença virou epidemia, no ano de 1980, 882.810 casos foram notificados e 327 mil mortes em consequência da AIDS.
A Síndrome de Deficiência Imunológica Adquirida (AIDS) matou nesse período 24.124 pessoas no Estado do Pará, 7,7% a cada 100 mil habitantes, quase dobrou a média nacional de 4,8%.
Em Paragominas, de 1996 a 2016 foram 83 mortes por AIDS. 11 no ano de 2016.
O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Paragominas promove ações de conscientização com realização de exames e distribuição de preservativos durante todo o mês, na campanha Dezembro Vermelho.
A abertura oficial da campanha será na manhã de segunda-feira (03) no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), ao lado do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) Camboatã, com teste rápido de HIV, Hepatite B e C, Sifilis, distribuição de gel lubrificante e preservativos femininos e masculinos.
O atendimento voltado à conscientização, prevenção e detecção de HIV/AIDS seguem nos postos de saúde de todo o município.