Paragominas

Prefeito diz que barragens que estouraram em abril estão sendo monitoradas e fala sobre outras situações causadas pelas chuvas

A forte chuva que caiu sobre Paragominas na noite de quinta-feira (29) deixou muitos bairros em alerta por medo de reviver a catástrofe de abril em que a cidade recebeu um grande volume de chuva e várias barragens estouraram.

Enchente de 12 de abril de 2018 (Imagem recebida via WhatsApp)

A estimativa é de que tenha chovido cerca de 120 milímetros do final da tarde de quinta-feira até o amanhecer da sexta-feira (30).

O Prefeito Paulo Tocantins concedeu entrevista para falar das ações que foram implementadas de forma preventiva e as ainda que deverão ser executadas.

Segundo ele, as secretarias de Obras, Assistência Social, Urbanismo e a Sanepar estiveram percorrendo os bairros e localizando os pontos de alagamento e identificando as necessidades emergenciais para prestar o devido atendimento.

De acordo com o Prefeito, 12 famílias precisaram ser remanejadas pelas equipes.

Perguntado sobre o que teria sido feito, após a catástrofe de abril, para prevenir esses alagamentos o Prefeito respondeu:

Prefeito Paulo Tocantins (Imagem: Célia Santos)

Drenagens em algumas ruas; se trabalhou muito a drenagem em ruas da cidade. O Laércio Cabeline é um exemplo desses: Foi todo refeito com drenagem e nas ruas que foram asfaltadas com drenagem também para evitar mais alagamentos.

Limpeza; Limpeza dos canais, que também nós já fizemos este ano. Como costumeiramente nós fazemos nos meses que antecedem ao inverno’.

Sobre as barragens que estouraram em 12 de abril o Prefeito falou:

Nenhuma daquelas barragens foi refeita. Nenhuma delas voltou a ser enchida. Todas estão vazias. Estão secas. Não foi permitido que retornassem a fazer o barramento dessas represas e continuam sendo monitoradas. A secretaria do Meio Ambiente tem feito fiscalizações constantes para saber se estavam sendo refeitas ou não. Todos foram notificados’.

Com relação ao bairro Sidney Rosa, vítima constante de alagamentos, Paulo Tocantins disse:

O bairro Sidney Rosa tem duas particularidades: Foi feita a limpeza do canal, ainda tem uma desobstruçãozinha pra ser feita, mas ele está assentado em uma área mais baixa que áreas anteriores. Qualquer represamento, qualquer barramento, qualquer entupimento que haja, é lógico que aí piora a situação do Sidney Rosa.

Nós estamos reabrindo o canal e vamos tornar a abrir mais para que não haja mais represamento nem barramento.

A situação do Sidney Rosa, ela só vai se resolver a partir do momento que fizer um trabalho eficiente de drenagem, de asfaltamento, de levantar as ruas, mas aí fica o problema dessas casas que foram construídas nessas áreas mais baixas que precisariam ser levantadas também para que não tivessem mais problemas de alagamento’.

Questionado quanto à previsão para esse trabalho seja feito respondeu:

De asfaltamento sim, é agora em 2019. Esse ano empiçarramento, foram levantadas algumas ruas para melhorar a trafegabilidade no bairro e esse trabalho de limpeza de canal foi feito, já’.

Sobre o bairro Morada Verde, o Prefeito falou que o caso se assemelha ao do Sidney Rosa, pois também foi construído em área mais baixa e acaba recebendo água de outros bairros devido ao volume de chuva.

Célia Santos

Deixe um comentário