Sem expectadores, Câmara realiza última sessão ordinária e vereadores avaliam o ano legislativo
A última sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores (CMV) de Paragominas foi testemunhada por cerca de dez pessoas.
Com a presença alguns assessores parlamentares e de pouquíssimas pessoas da sociedade civil, a ultima sessão ordinária da CMV teve todos os treze vereadores presentes e transcorreu tranquilamente.
Em tom de despedida do ano legislativo, alguns vereadores fizeram suas considerações e agradecimentos.
Após a sessão, os vereadores Davi Sodré do PSB – Partido Socialista Brasileiro, João Glória do PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro e a atual presidente da Câmara, Denise Gabriel do PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira, falaram ao site Célia Santos.
Célia Santos: Qual é a sua avaliação do trabalho realizado neste biênio que se encerra?
João Glória: Estamos na metade do mandato, mas nós estamos aí com muita garra, muito afinco, trabalhando, levantando vários temas. Temas polêmicos, de importância para a sociedade Paragominense. A meu ver um saldo muito positivo.
Célia Santos: E como pretende atuar no próximo biênio?
João Glória: A gente pretende continuar tendo o apoio da população. Interagindo com a população e sabendo de perto o que é que as pessoas estão precisando. O que as pessoas estão almejando. Com esse intuito a gente pretende continuar levantando esses temas na tribuna da Câmara, levando também para os nossos pares, nossos colegas vereadores para ficarem cientes dessas situações.
Célia Santos: Qual o fato mais relevante do ano de 2018?
João Glória: Nós tivemos aí foi uma tragédia (enchente de 12 de abril), aqui na cidade de Paragominas, mas assim que aconteceu tanto Prefeitura quanto Câmara Municipal se mobilizaram para tentar resolver, para tentar amenizar o sofrimento dessas pessoas… Claro que não foi resolvido cem por cento do problema, mas ainda estamos buscando soluções para as pessoas que se sentem ainda prejudicadas. Foi o que mais me chamou a atenção este ano. Eu tenho 30 anos de Paragominas e não tinha visto ainda um acontecimento como este. Aonde, infelizmente, tivemos vítimas fatais. Mas me chamou atenção também a resposta dada tanto pela Prefeitura quanto pela Câmara Municipal. De repente não foi do agrado de todos, não foi a solução esperada, mas os poderes se mobilizaram, eles trabalharam e, graças a Deus, a tragédia não foi maior ainda em função desses serviços.
Davi Sodré
Estamos finalizando dois anos de trabalho aqui na Câmara. Dois anos representando a sociedade aqui. Tivemos muitos embates políticos. Muita discussão, mas na finalidade de trazer a sociedade uma resposta. Porque aqui são treze vereadores no parlamento e a sociedade cobra desta casa e às vezes vem um projeto polemico, às vezes vem uma solicitação de uma parte da sociedade e estamos aqui para discutirmos essas situações. Foram dois anos de muita luta e muito debate nessa casa.
Denise Gabriel
Encerrando o seu mandato como presidente da Câmara, a vereadora Denise Gabriel, lembrou que teve suas contas aprovadas pelo TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) e fez avaliação do seu período na presidência dizendo:
‘Todos os projetos que vieram do executivo e do Legislativo foram bastante discutidos e aprovados; Todos eles para melhoria da administração, para melhoria da qualidade de vida das pessoas. Com relação à administração foram dois anos de austeridade… a gente se sente bastante realizada’.
De acordo com ela, não houveram benefícios a vereadores (combustíveis, diárias) senão quando em missão da própria casa de leis e que os funcionários foram estimulados à qualificação profissional.
Denise Gabriel também lembrou a tragédia de 12 de abril:
‘As enchentes nos fez ver, mais uma vez, essa parceria, essa união da nossa sociedade, essa forma da nossa sociedade reagir diferente aqui em Paragominas. Amar a sua cidade, amar a sua terra, faz que nós continuemos chamando a atenção do Estado pela administração, pelo voluntariado, por essa união dessa sociedade totalmente diferenciada. Isso nos deixa muito felizes. Paragominas sempre foi cenário de ações exitosas. Temos problemas? Temos sim. Mas continuamos chamando a atenção pelo êxito’.