Primeira reunião do Grupo de Trabalho de Segurança e Estudo de Barragens do Pará
Em Belém – O governo do Estado realizou a primeira reunião oficial do Grupo de Trabalho de Segurança e Estudo de Barragens do Pará.
Propostas foram apresentadas para que seja garantida a segurança do cidadão paraense com relação às barragens.
Entre as sugestões do próprio Governador, Helder Barbalho, está a elaboração de um Plano Estadual de Segurança de Barragens e a proibição definitiva de construção de novas barragens que se assemelhem às de Brumadinho ou de Mariana.
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) promoveu o evento no qual participaram outras secretarias de Estado, Agência Nacional de Mineração (ANM), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e outros.
No próximo dia 15 de fevereiro deverá acontecer a segunda reunião do Grupo de Trabalho e nela será definido um calendário de vistorias nas barragens autorizadas pela SEMAS.
Em Paragominas – A Hydro deu inicio a uma serie de visitações para tentar minimizar a insegurança popular com relação ás barragens daquela empresa.
A barragem da mineradora Hydro é quarta maior do Brasil e armazena 21,1 milhões de metros cúbicos de rejeito de bauxita, praticamente o dobro do que era cumulado de rejeito de minério de ferro em Brumadinho.
Célia Santos com informações da Agência Pará e O Estadão