Depois de denúncia popular e notificação da SEMMA, Suzano se pronuncia sobre barragem

Depois da grande repercussão da denúncia de um internauta sobre uma barragem em terras geridas pela Suzano, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SEMMA) notificou a empresa.


Em 28 de fevereiro, o Secretário Felipe Zagalo, da SEMMA, fez a notificação para que a Suzano Celulose apresentasse licença ambiental e certificado de estabilidade da barragem de água localizada na Fazenda Guacyara da qual é arrendatária.
O prazo determinado foi de cinco dias contados à partir da data de recebimento da notificação.
Nesta terça-feira (12) representantes da Suzano estiveram na SEMMA para se reunir com o secretário e se compromentido a esvaziar a represa.
O site Célia Santos esteve na SEMMA e tentou falar com eles, mas preferiram se pronunciar através de sua assessoria de comunicação com a seguinte nota:
‘A empresa procurou a Secretaria de Meio Ambiente da cidade de Paragominas (PA) para esclarecimentos. No encontro, a companhia informou que utiliza a área da Fazenda Guacyara II para plantio de eucalipto. O cultivo é feito legalmente e tem a licença ambiental emitida pela SEMMA. Na área há uma barragem de acumulação de água, preexistente ao contrato de arrendamento firmado entre o arrendador e a empresa. A barragem está inoperante e será desmobilizada. A companhia respondeu a notificação e apresentou documentos, dentro do prazo, para a SEMMA e está à disposição para prestar qualquer esclarecimento necessário’.
Além desta barragem, existem outras em que os proprietários também estariam sendo notificados a apresentar a documentação exigida por Lei.