NotíciasParáSou Agro

Seminário Internacional discute mercado para cooperativas agropecuárias

Às vésperas da 1ª Feira de Negócios do Cooperativismo (FENCOOP), as singulares agro adiantarão os debates acerca da consolidação no mercado com o Seminário Internacional sobre o Cooperativismo Agropecuário Paraense. A programação ocorre entre os dias 22 e 23 de abril no IFPA, campus Castanhal. Participam palestrantes da Universidade de Alicante (Espanha), universidades locais, SEDAP, OCB Nacional, MDS, FECOAGRO e instituições financeiras.

Será uma semana intensa para as cooperativas do ramo atuantes nos 144 municípios paraenses. A temática da programação é uma continuidade do planejamento desenvolvido para o segmento, contemplando a organização produtiva, estratégias para ampliação de competitividade e, consequentemente, consolidação de mercado.

Na abertura do evento (22), o representante do ramo no Sistema OCB/PA, Ivan Saiki, apresenta o cenário das cooperativas paraenses, seguido pelo titular da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (SEDAP), Hugo Suenaga. O Secretário apresentará o Plano que está sendo desenvolvido para fomento da agricultura familiar. No mesmo dia, o reitor da UFRA, Marcel Botelho, e o diretor geral do IFPA, Adebaro Reis, discutem sobre como a academia vêm contribuindo na preparação das cooperativas para o mercado.

Seguindo demandas das próprias singulares que buscam financiamento para aquisição de infraestrutura logística, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) terá oportunidade para apresentar seus programas e linhas de crédito. “Será uma ação pontual e assertiva com base na necessidade que já levantamos junto às cooperativas. Nossa intenção é que efetivem operações de crédito para colhermos resultados concretos nas nossas tratativas”, explicou o superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra.

Outro destaque no primeiro dia será a palestra do Diretor Executivo da Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (FECOAGRO), Ivan Ramos. A Federação reúne, além da  Central Aurora Alimentos, mais 10 cooperativas singulares e presta serviços nas áreas de compras conjuntas. Os principais insumos e produtos de abastecimento são distribuídos pelas filiadas aos seus associados.

Já no segundo dia (23), o destaque é a apresentação da Coordenação de Aquisição e Distribuição de Alimentos, ligada ao Ministério da Cidadania, sobre o Cenário das Compras Públicas no Pará. Fechando o evento, a gerente da cooperativa COOPEGRO de Alicante, Maria Morell Frau e o professor da universidade na mesma província espanhola, Daniel Goméz, falam sobre experiências de êxito, cenários e percepções através de palestras e oficinas.

“O evento foi estruturado com base em cada necessidade identificada através das nossas ferramentas: Diagnóstico, PAGC, PDGC e GESCOOP. Chegou o momento de realmente nos posicionarmos como protagonistas que somos e assumir a liderança no mercado regional. Temos potencial para isso, sim. Basta colocarmos em prática o princípio que nos define em essência: a cooperação. Juntos somos mais fortes e chegamos mais longe”, enfatizou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Confira a programação completa:

(Sistema OCB/PA)

Deixe um comentário