DENÚNCIA – Vazamento de gás em estação de tratamento da SANEPAR
Incomodados, moradores dos arredores da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Sanepar (Agência de Saneamento de Paragominas) denunciam mau cheiro e o que acreditam ser vazamento de gás metano.
Os vizinhos da ETE alegam que o odor forte fez com alguns familiares; idosos e crianças, que poderiam ser mais suscetíveis aos efeitos do possível gás, fossem obrigados a deixar o convívio dos parentes e se mudar para outros locais por temer danos à saúde.
O gás metano ou gás dos pântanos é o resultado da decomposição de matéria orgânica. De alta periculosidade para a saúde do ser humano, pode causar asfixia, inconsciência, parada cardíaca e ainda gerar graves danos ao sistema nervoso central.
Uma denúncia foi protocolada no Ministério Público para averiguação e consequente tomada de providências.
Procurada pelo site Célia Santos, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paragominas, responsável pelas informações da Sanepar respondeu:
“A ETE não está vazando gás porque ela não está em operação. O que foi feito nos bairros do entorno é que foi construída a tubulação de esgoto. Ou seja, o esgoto que antes era jogado nas valas, no meio fio, a céu aberto, agora ele é canalizado através de uma tubulação. Só que ele ainda não está pela estação de tratamento de esgoto porque ela não está em operação. Ela não está funcionando ainda”.
ERRATA: Uma falha de comunicação fez com que as informações solicitadas à Assessoria de Comunicação indicassem a ETE localizada no bairro Novo Horizonte, contudo, como se pode verificar no documento registrado no MP, a ETE denunciada é a do Residencial Morada dos Ventos.
Solicitamos informações da ETE Moradas dos Ventos, porém, até o momento não foram enviadas a este site.
Matéria atualizada às 15:31 do dia 19 de abril de 2019.