Feijão-caupi e girassol são apresentados como opções de safrinha em Paragominas
A Embrapa Amazônia Oriental apresenta opções de cultivos para safrinha na Show Agro, feira agropecuária que acontece na sede da Coopernorte (Rodovia BR 010, Km 15), município de Paragominas. Desta quarta (22) até sábado (25), os visitantes do evento poderão ver o desempenho de cultivos de girassol, feijão-caupi, gergelim, feijão carioca e grão-de-bico. Os dois primeiros já possuem dados e indicações para o cultivo, enquanto os demais estão no primeiro ciclo de avaliação.
De acordo com o pesquisador Roni de Azevedo, da Embrapa Amazônia Oriental, as condições climáticas da região tornam arriscado o plantio de milho após a colheita da soja, principal safra em Paragominas. “Soja tem um ciclo de 110 dias, dependendo da cultivar, e milho, 110 a 120 dias. Então nosso período de chuvas não é o suficiente para garantir boa produtividade para essas duas culturas”, explica o pesquisador. Já o ciclo do feijão-caupi, por exemplo, é de cerca de 70 dias, o que o torna uma opção segura para safrinha.
Além das indicações para safrinha, o espaço da Embrapa na Show Agro também apresenta as cultivares de soja lançadas pela empresa, BRS 9180 IPRO e BRS 9383 IPRO, e variedades de mandioca que podem ser trabalhadas com cultivo mecanizado.
ILP – A Embrapa também participa da programação de palestras da Show Agro. Na quinta-feira (23), às 9h, o pesquisador da Embrapa Cerrados Robélio Marchão fala sobre Integração Lavoura-Pecuária.
Massa News – Fonte: Embrapa