Mães de autistas se reúnem em busca de qualidade de vida para os filhos
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) engloba diferentes condições marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico, todas relacionadas com dificuldade no relacionamento social. Assim o é definido o autismo.
Mães de autistas, em Paragominas, têm se reunido para trocar experiências e compartilhar ideias que favoreçam a melhor qualidade de vida para seus filhos.
A vereadora Tatiane Helena foi convidada e participou de um dessas reuniões. Ela é autora de um Projeto de Lei (PL) que tramita na Câmara Municipal e que pretende instituir política de proteção dos direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
O artigo 4º da Lei em tramitação diz que:
‘A pessoa com transtorno do espectro autista não será submetida a tratamento desumano ou degradante, não será privada de sua liberdade ou do convívio familiar nem sofrerá discriminação por motivo do transtorno’.
Outros pontos que podem ser destacados no Projeto de Lei são:
- A inclusão dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista nas classes comuns de ensino regular e garantia de atendimento educacional especializado gratuito a esses educandos quando apresentarem necessidades especiais e sempre que, em função de condições específicas, não for possível a sua inserção nas classes comuns de ensino regular.
- O estímulo à inserção da pessoa com transtorno do espectro autista no mercado de trabalho, observadas as peculiaridades da deficiência;
- O incentivo à formação e à capacitação de profissionais especializados no atendimento à pessoa com transtorno do espectro autista, bem como a pais e responsáveis;
O PL também prevê a instituição da Semana de Conscientização em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo”, 02 de abril.