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Projeto Amesa promove conscientização do mercado de Paragominas para aquisição de produtos da agricultura familiar local

Proprietários de frutarias, bares, supermercados e hotéis conheceram a plataforma digital Amesa e o modelo colaborativo para aquisição de produtos da agricultura familiar

Divulgação Hydro

O projeto Amesa reuniu 25 proprietários de frutarias, bares, supermercados e hotéis de Paragominas, no Espaço Bastidores Eventos, para fomentar o consumo da produção de agricultores da região para seus negócios. O grupo foi sensibilizado sobre a contribuição da agricultura familiar do município e sua importância para os negócios. O Amesa é uma parceria da Hydro com o Centro de Empreendedorismo da Amazônia, com apoio da Prefeitura de Paragominas, Sebrae, UFRA, EETEPA e Embrapa.
Uma apresentação de diagnóstico do mercado local foi realizada na primeira fase do projeto pelos facilitadores com destaque aos produtos disponíveis, precificação, prazos de entrega, e um levantamento das expectativas dos produtores e dos empresários locais para apoiar a maturação de negócios e fomento do consumo de produtos locais.
Os proprietários conheceram também as três etapas de capacitação oferecida pelo projeto aos produtores locais nos eixos técnicos e de negócios, que apoiaram os agricultores familiares a melhor precificar os seus produtos, definir estratégias e técnicas de vendas, organizar a produção, fortalecer o relacionamento com clientes e gerenciar custos. Técnicas agrícolas como adubação verde, controle de pragas botânico e cultivo de hortaliças também foram capacitações oferecidas aos agricultores.
Durante o evento de sensibilização, os donos e gerentes de mercados privados foram estimulados a identificar oportunidades para aumentar as compras de produtos agrícolas de Paragominas para as suas entidades. A fim de apoiar nesta parceria entre os produtores e os empresários locais, foi apresentado um Protocolo de Intenções que poderá ser utilizado como modelo de colaboração para incremento dos negócios entre os envolvidos nas negociações, além da própria plataforma online Amesa.
A próxima etapa promoverá o evento de conexão entre os agricultores e compradores, que está programado para 9 de julho.
O projeto Amesa também é desenvolvido em Barcarena, no Pará, desde novembro de 2018, onde já atendeu mais de 250 agricultores familiares.

(Ascom Hydro)

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