Indígenas fecham BR010 em protesto contra a SESAI
Responsável pela coordenação e execução da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, a Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) responde por todo o processo na gestão do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) no Sistema Único de Saúde (SUS).
Indígenas de todo o Brasil, insatisfeitos com a gestão de Silvia Nobre Waiãpi que assumiu a pasta em abril deste ano, vem realizando protestos em diversos estados.
No início desta semana os indígenas da etnia Tembé, juntamente com alguns Ka´apor e Guajajara, protestaram na comunidade cajueiro, em Paragominas. Nesta quinta-feira (25) eles fecharam a BR 010 nas imediações do Balneário Bambu queimando pneus e obstruindo as duas vias, permitindo a passagem apenas de ambulância.
Nosso movimento aqui é para defender a saúde indígena, o atendimento da saúde indígena na nossas aldeias que o Ministério da Saúde, através da Secretaria Especial de Saúde de Indígena, está praticamente acabando, né?! Esse governo tá simplesmente ignorando o que preconiza a saúde indígena então a gente tá fazendo uma manifestação de repúdio a essa atitude do governo. Falou Valdeci Tembé.
Os indígenas que necessitam das CASAI (Casa de Saúde do Índio) em todo o Brasil estão sofrendo pela falta de alimentos.
Na cidade de Paragominas, os casos que não tiverem extrema necessidade de permanência na CASAI são redirecionados de volta às aldeias, pois os poucos que permanecem no local estão sendo alimentados à base de doações.
O contrato de fornecimento de alimentos em todo o país teria expirado e nenhuma medida paliativa tomada para que possam sobreviver enquanto se firma novo contrato.