Fumaça de queima de mato e de lixo incomoda paragominenses em todos os bairros
O período de estiagem em Paragominas traz grandes transtornos para grande parte da população, pois muitos ainda insistem na queima de lixo, e até mesmo fazer a limpeza de terrenos com a queima do mato.
O Artigo 29 do Código de Posturas do município de Paragominas afirma que é expressamente proibido:
IV – Queimar, mesmo em áreas internas de imóveis particulares, lixo ou quaisquer outros materiais em grande quantidade que molestem a vizinhança, ou ofereçam perigo aos seus bens patrimoniais;
Diariamente moradores de quase todos os bairros da cidade se queixam de fumaça causando desconforto e danos à saúde.
Uma moradora do bairro Jardim América filmou o local de onde saía a fumaça que a atormentava.
No bairro Flamboyant, as queimadas são constantes e moradores dizem estar se mobilizando para acionar o Ministério Público em busca de uma solução efetiva.
Em caso recente, a vegetação de um terreno baldio foi incendiada fazendo com que fumaça e fuligem invadisse muitas casas do entorno.
Procurado pelo site Célia Santos, o secretário Felipe Zagalo, disse que há indícios de que esse caso específico tenha sido acidental, mas que os queixosos devem registrar todas essas ocorrências na Secretaria Municipal do Meio Ambiente e do Verde (SEMMA) ou através do e-mail linhaverde@paragominas.pa.gov.br para que as providências legais sejam tomadas.
A SEMMA está localizada no Distrito Industrial, antigo Polo Moveleiro.