Palestras promovem conhecimento na 53ª Agropec
Durante 53ª Agropec (Exposição Feira Agropecuária de Paragominas) uma série de palestras tem sido realizadas para promover o conhecimento.
Produtores, alunos de instituições de ensino locais e o público em geral tem comparecido às palestras dos mais diversos temas, no auditório Inocêncio Oliveira, no Parque de Exposições Amílcar Tocantins.
Na segunda-feira (12) pela manhã o “II Seminário de Mineração e Biodiversidade: Garantindo Sustentabilidade” de iniciativa da Mineradora Paragominas (Hydro) apresentou resultados na reabilitação das áreas mineradas e estudos da fauna terrestre e aquática, a polinização nos projetos de pesquisa do BRC (Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil – Noruega) desenvolvidos em parceria com a UFRA (Universidade Federal Rural da Amazônia), UFPA (Universidade Federal do Pará) e o Museu Paraense Emílio Goeldi dentro daquela mineradora.
Essa região é um centro de endemismo, que é o centro de endemismo Belém, que tem espécies que só ocorrem aqui. Dentre elas nos temos mais de quarenta espécies ameaçadas de extinção. Esse consórcio está possibilitando a recuperação de florestas e o entendimento de como uma floresta pode se recuperar. Professora Marlucia Martins – Museu Paraense Emílio Goeldi
À noite auditório ficou praticamente lotado para receber o engenheiro agrônomo e PHD em Aquicultura, Fernando Kubitzo, com a “Piscicultura em Foco”.
Na terça-feira (13) A palestra da manhã foi com o médico veterinário Menegon Leme falando sobre “Novas ferramentas e tecnologias para aumentar a eficiência em programas reprodutivos”.
À noite “Tripanossomose bovina: Uma doença preocupante e em ascensão” foi o tema da palestra de Rafael Queiroz.
Na noite de quarta-feira (14) o assunto foi “FNO 30 anos” abordado pelo Superintendente do Banco da Amazônia, Luiz Lourenço de Souza Neto.
Nesta quinta-feira (15) a primeira palestra do dia será às 9 da manhã: “Aprenda a exportar gado vivo” com Adriano Caruso, especialista no assunto e que já exportou mais de um milhão de cabeças de gado.
À noite, o SPRP (Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas), a Prefeitura de Paragominas e a FAEPA (Federação da Agricultura e Pecuária do Pará) promovem a preleção sobre “Cultivo intensivo do Cacau em Paragominas e Região’.
O ciclo de ministrações encerra na sexta-feira com o V Encontro de Piscicultura da Região do Capim, promovido pela APA ( Associação de Aquicultores de Paragominas).