Soja tem dia de recuperação em Chicago
Incerteza quanto à China e boas perspectivas para a produção da América do Sul limitam a alta da soja
O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago (CBOT) registrou na terça-feira (25.02) alta de 5,75 pontos no contrato de Maio/20, fechando em US$ 8,8825 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com valorizações entre 4,75 e 5,75 pontos.
Os principais contratos futuros tiveram uma sessão de recuperação no mercado norte-americano da soja, em um dia sem correspondência com o Brasil, em função do Carnaval. “O mercado continua condicionado pela incerteza sobre o futuro da demanda da China e as boas perspectivas de produção da América do Sul, o que limita as altas da soja”, aponta a T&F Consultoria Agroeconômica.
A média deste mês de fevereiro para a soja com vencimento em Novembro, até o momento, é de US$ 9,19 por bushel, restando quatro dias no período de cálculo. As exportações acumuladas de soja foram de 28,87 milhões de toneladas até 20/02, o que representa 58,15% das exportações projetadas pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) para o atual ano comercial. Os embarques acumulados estão 14,98% acima do ritmo do ano passado, com o WASDE (Relatório da Previsão da Oferta e Demanda Agrícola Mundial) projetando um crescimento de 4,41% ano/ano.
FARELO E ÓLEO
“O contrato de farelo fechou em alta de 0,4 a $ 286,50, contra $ 287,25/tonelada curta do dia anterior e o contrato de óleo de soja fechou em queda de 26 pontos a $ 29,23 contra $ 29,49/libra-peso do dia anterior”, acrescentam os analistas da T&F Consultoria Agroeconômica.
(Agrolink)