Sejudh retoma agendamento para emissão gratuita de documentos
O serviço de agendamento para emissão das Carteiras de Identidade e Trabalho será retomado pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) a partir da próxima sexta-feira (5) por meio de aplicativo de mensagem. O agendamento vai ocorrer toda sexta-feira, das 8h às 12h, por meio do WhatsApp (91) 99125-0644.
No ato do agendamento, o cidadão escolhe o melhor dia e horário da semana seguinte para emitir o documento na sede do órgão, em Belém, obedecendo as recomendações sanitárias. A emissão presencial vai ocorrer de segunda-feira à quinta-feira, das 8h às 12h, com a oferta semanal limitada de 120 documentos, distribuídos em 30 RG e 25 Carteira de Trabalho, por dia, segundo explicou o coordenador de Cidadania e Direitos Humanos da Sejudh, Bruno Melo.
“Para evitar aglomerações, agora o agendamento será toda sexta-feira pelo WhatsApp. A pessoa só terá que ir ao prédio para emitir seu documento no dia e horário agendado, sendo que o acesso será pelo estacionamento e só entrarão as pessoas que tiverem com o nome na lista e utilizando máscaras. Vamos aplicar álcool gel na entrada, terá o distanciamento nos assentos e afins por meio de demarcações no espaço físico, reiterou o coordenador.
A retomada do serviço de emissão é mais uma ferramenta para auxiliar a população que precisa dos documentos para acesso aos benefícios sociais, pontuou o diretor de Cidadania e Direitos Humanos da Sejudh, Mayky Franco. “A retomada vai ajudar as pessoas, de forma gratuita, em especial àqueles que não conseguiram emitir os documentos durante a pandemia, para que possam ter acessos as diversas atividades, como dar entrada em seguro-desemprego, auxilio do governo federal e afins”, enfatizou o diretor.
Interior – O procedimento via WhatsApp às sextas-feiras também será adotado nos polos regionais de Santarém e Paragominas, que estão organizando a estrutura local para atender a demanda acumulada durante a pandemia, frisou o coordenador do núcleo de Paragominas, Mateus Barbosa. Em maio deste ano, o núcleo de Paragominas completou um ano de inauguração, contabilizando mais de 5 mil emissões de documentos neste período
“Os servidores do núcleo Paragominas estão nos últimos preparativos para atender a população, que já está ansiosa e na expectativa para retomada dos serviços, que tiveram de ser interrompidos pela pandemia. E voltamos um mês após o núcleo completar um ano de funcionamento, um ano levando cidadania aos moradores da região”, destacou.
Balanço – Em 2019, a Secretaria registrou mais de 30 mil atendimentos para emissão de documentos na sede, polos e caravanas com ações de cidadania que percorreram vários municípios do Estado, alcançando as mesorregiões do nordeste, sudeste, sul, oeste, baixo Tocantins e Marajó.
Serviço de agendamento:
Sede Sejudh – wpp: (91) 99125-0644
End: Rua 28 de setembro, 339, Campina, Belém.
Pólo em Paragominas – wpp: (91) 99184-1103
End: Rua Amazonas, 100, Célio Miranda, Paragominas.
Pólo em Santarém – wpp: (93) 991184209
End: Trav. Professora Agripina de Matos, 798, Altos Liberdade, Santarém.
O que é necessário para a emissão dos documentos:
Identidade: Certidão de nascimento ou casamento original, comprovante de residência e duas fotos 3×4.
Carteira de Trabalho: Identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento original e comprovante de residência.
2° via da Carteira de Trabalho: Identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento original, comprovante de residência, espelho ou cópia da 1° via da carteira de trabalho e boletim de ocorrência.
(Agência Pará)