Segundo a SESPA, Paragominas tem 938 casos confirmados de Covid-19
O delay (atraso na comunicação) entre os dados da SESPA (Secretaria de Estado de Saúde Pública) e os da Secretaria Municipal de Saúde comunicados pela Prefeitura de Paragominas sobre a Covid-19 (Coronavírus) sempre fez com que os números do apresentados pelo informe estadual fossem menores do que os locais.
A situação foi invertida na noite de sábado (06) quando a SESPA atualizou as informações sobre a doença e mostrou Paragominas com 938 casos confirmados e 62 mortes. Outro dado que chama a atenção é o número de recuperados. De acordo com o informe estadual já são 776 pessoas, ou seja, 81,66% dos casos confirmados.
Os números são bem diferentes daqueles publicados pelo município que informa ter atendido 5.441 pessoas nas unidades de saúde e nos pontos de apoio até essa data e que são 868 casos confirmados, 58 mortes e 295 recuperados.
Paragominas recebeu a Policlínica Itinerante do Governo do Estado que atendeu de quinta-feira (04) até o sábado (06), especificamente casos suspeitos de Covid-19.
Houve a expectativa de que fossem atendidos cerca de 1.500 paragominenses, porém a demanda não foi tão grande quanto esperada. Mesmo sem a divulgação oficial da quantidade de atendimentos realizados, foi perceptível o pouco fluxo de pacientes a procura dos serviços oferecidos.
Paragominas conta com dois centros de triagem com atendimento exclusivo a casos suspeitos de infecção pelo Coronavírus.
Os centros de triagem são:
Escola Francisco Brasilino no loteamento Vila Rica
Unidade Básica de Saúde do bairro Nagibão