Webinário abordará trabalho infantil e racismo no contexto da pandemia de COVID-19
Organização Internacional do Trabalho (OIT) e parceiros realizam na sexta-feira (12), Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, o webinário “COVID-19: Agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil”.
A transmissão ocorre partir das 17h, no canal oficial do Tribunal Superior do Trabalho (TST) no Youtube.
O evento integra a campanha nacional contra o trabalho infantil, e vai debater as relações entre o trabalho infantil e o racismo estrutural no Brasil, além de aspectos históricos, os mitos e os impactos da pandemia na exploração infantil.
Ministério Público do Trabalho (MPT), Justiça do Trabalho, Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) realizam na sexta-feira (12), Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, o webinário “COVID-19: Agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil”.
A transmissão ocorre a partir das 17h, no canal oficial do Tribunal Superior do Trabalho (TST) no Youtube.
O evento online, que conta com a parceria do Canal Futura, integra a campanha nacional contra o trabalho infantil e vai debater as relações entre o trabalho infantil e o racismo estrutural no Brasil, além de aspectos históricos, os mitos e os impactos da pandemia da COVID-19 nos casos de exploração infantil.
A mestra em filosofia política e escritora Djamila Ribeiro é uma das convidadas do evento. Considerada uma das vozes mais atuantes quando o assunto é combate ao preconceito racial e ativismo negro no Brasil, Djamila vai integrar o primeiro painel do evento sobre “Racismo no Brasil, aspectos históricos e mitos do trabalho infantil”. O tema também será abordado pela secretária-executiva do FNPETI, Isa Oliveira.
O segundo painel do evento abordará o “Trabalho Infantil no contexto da pandemia da COVID-19” e conta com a participação da coordenadora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo a Aprendizagem da Justiça do Trabalho, ministra Kátia Arruda, e da ex-diretora do escritório da OIT no Brasil e ex-diretora da Divisão de Desenvolvimento Social da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) Laís Abramo.
O enfrentamento dos desafios pós-pandemia serão abordados no terceiro painel pela procuradora do Trabalho, Ana Maria Villa Real, pelo auditor-fiscal do trabalho Antônio Mendonça e pela líder de projetos do Laboratório de Educação da Fundação Roberto Marinho, Maria Corrêa e Castro.
A mediação será realizada pela jornalista Flávia Oliveira, que atualmente integra a equipe da GloboNews, além de ser colunista no jornal O Globo e na rádio CBN.
O público poderá enviar perguntas aos participantes, a serem respondidas ao final de cada painel.
Serviço:
Webinário “COVID-19: Agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil”
Dia: 12 de junho, sexta-feira
Horário: 17h
Onde assistir: canal do TST no Youtube (youtube.com/tst)
(ONU Brasil)