Futebol – Campeonato Paraense será retomado em agosto, mas sob risco de nova paralisação
Tabela aprovada pelos dez clubes participantes prevê volta do estadual em 1º de agosto, mas calendário da Série C do Brasileiro pode causar conflito com a segunda fase
O Campeonato Paraense será retomado no dia 1º de agosto, a partir da 9ª rodada da primeira fase (confira aqui a tabela atualizada). A decisão foi tomada de maneira colegiada na tarde desta quinta-feira, em reunião na sede da Federação Paraense de Futebol (FPF) com a presença de representantes dos dez clubes participantes. A continuidade do campeonato, no entanto, segue sob algumas incertezas.
A principal delas é o risco de gerar conflito com o calendário da Série C do Brasileiro, disputada por Remo e Paysandu. Em conjunto com os demais integrantes da Terceirona, os dois paraenses assinaram, no começo da semana, uma solicitação para que a CBF iniciasse o nacional no dia 9 de agosto.
No encontro desta quinta-feira na FPF ficou acordado que, caso esta data seja confirmada pela Confederação, o Parazão será paralisado novamente e haverá outro conselho técnico para definir o calendário da reta final do estadual, explicou Ricardo Gluck Paul, presidente do Paysandu, ao GloboEsporte.com.
– Pela tabela que está aprovada, a gente consegue terminar a primeira fase antes de 9 de agosto. Isso é muito importante, porque aí você libera seis clubes. Agora, o campeonato fica pendente para continuar após esse período, dependendo da confirmação da CBF com relação ao início da Série C. Se isso acontecer [começar em 9 de agosto], teremos que parar o Parazão novamente e discuti-lo. Esse é o acordo que fizemos hoje. Naturalmente, se esse pleito não for atendido, o que será ruim para Paysandu e Remo, a gente consegue levar o campeonato – detalhou.
“Existe uma sinalização da CBF de que o pleito dos 20 clubes será atendido, até porque o pleito vai no sentido financeiro, pois a extensão do calendário traz como consequência um prejuízo de folha, então a gente precisa compactar os campeonatos. A gente vai estar brigando e torcendo para que a Série C inicie em 9 de agosto”, prosseguiu RGP.
Entre as outras cláusulas acordadas na reunião do Conselho Técnico, estão:
- Belém como sede de todos os jogos;
- Partidas serão sem público;
- Penalização aos clubes que não cumprirem protocolos de segurança, com a perda de pontos;
- Não haverá rebaixamento;
- Novas inscrições de até 15 jogadores por clube.
Retorno após mais de quatro meses
A última partida do Parazão 2020 foi disputada no dia 15 de março – o empate sem gols entre Tapajós e Itupiranga. O torneio, no entanto, só foi paralisado oficialmente quatro dias depois, por determinação do Governo do Estado.
Duas reuniões foram realizadas em abril para deliberar sobre os rumos da atual edição do estadual. Na primeira, o Paysandu sugeriu o encerramento imediato do torneio respeitando a classificação até a última rodada disputada. Assim, ficaria com o título do campeonato. Remo e Bragantino-PA se posicionaram contra e o Itupiranga se absteve.
Sem consenso, outro encontro foi marcado cerca de duas semanas depois. Novamente os clubes não conseguiram fechar um acordo com unanimidade e a Federação Paraense de Futebol decidiu que o Parazão seria retomado no segundo semestre, quando houvesse condições de saúde e segurança.
Mais recentemente, o presidente bicolor opinou que o torneio, para ser retomado, teria que ser realizado logo em agosto, visão que divergia da de clubes do interior, entre eles o Tapajós, que preferia que as datas fossem remanejadas para dezembro e emendadas com o estadual do ano que vem.
Por enquanto, dos dez participantes do Parazão 2020, apenas Remo e Paysandu já retomaram os treinos presenciais. As demais equipes terão que pleitear a autorização de retomada às atividades diretamente com as suas respectivas prefeituras.