Paragominas – Hospital Regional retoma atendimentos de rotina
O Hospital Regional Público do Leste (HRPL), vem retomando, de forma gradativa, a sua rotina original de atendimento, voltado à assistência de média e alta complexidade, com consultas ambulatoriais, realização de exames e cirurgias eletivas, nas diversas especialidades médicas.
A unidade, que foi referenciada para o atendimento de pacientes com Covid-19, no Estado do Pará, vinha, desde março, priorizando o atendimento aos infectados pelo novo coronavírus, além dos casos de urgência e emergência. Os serviços de rotina da unidade foram reduzidos por conta da pandemia, e os atendimentos passaram a seguir uma ordem de urgência e gravidade, para evitar a exposição dos usuários ao vírus.
Nos últimos quatro meses, 226 pacientes diagnosticados com a Covid-19, estiveram internados no HRPL. Maio, foi o mês com maior número de admissões: 83 pacientes.
No final de junho, com a redução do número pacientes regulados pela Central de Regulação da Sespa para o Regional de Paragominas, a direção do hospital deu início às readaptações para voltar à normalidade dos atendimentos.
Dos 14 leitos clínicos destinados aos pacientes com Covid-19, em estado leve ou moderado, apenas oito estão compondo a ala de Covid, e destes, apenas 04 se encontram ocupados (até o fechamento da matéria). Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), apesar de mantidos os 14 leitos destinados à pacientes com coronavírus, em estado grave, a taxa de ocupação se mantém em torno de 85%.
O diretor assistencial do HRPL, Clóvis Guse, explica que a mudança de cenário da pandemia permitiu a retomada dos atendimentos de rotina e que a experiência adquirida pelos profissionais durante o pico da doença traz maior tranquilidade e segurança, tanto para os profissionais, quanto para os usuários. “Diante desse cenário, e entendendo melhor o fluxo, o tratamento e como se comporta o vírus, a nossa equipe multiprofissional consegue atender com segurança, tanto os nossos pacientes de rotina, quanto aqueles, vítimas da pandemia, sem expor os usuários” – ressalta.
Guse destaca ainda a importância do hospital retomar os atendimentos de outras doenças que durante a pandemia deixou-se de tratar. “A gente precisa voltar a atender essa demanda reprimida. O tratamento desses pacientes é fundamental para a saúde coletiva. Tem muita gente morrendo em casa, e não é de Covid, mas de outras doenças”, alerta.
Só nos primeiros dez dias do mês de julho, o hospital já realizou 60 cirurgias, 570 consultas ambulatoriais e 787 exames como, ecocardiograma, tomografia, raio-x, exames laboratoriais, dentre outros.
Edileia Pereira de Aguiar (50), veio de Mãe do Rio para uma consulta com o oncologista. Em 2018 ela passou por uma cirurgia para retirada de um tumor na mama. Em janeiro deste ano, ela notou a presença de um novo caroço, no mesmo lugar, e realizou alguns exames que confirmaram a suspeita, mas devido a pandemia não conseguiu dar continuidade ao tratamento.
No último dia 9 de julho, após encaminhamento ao HRPL, ela conseguiu a consulta, já fez o exames pré-operatórios e se prepara para uma nova cirurgia. Edileia conta que nos últimos meses vinha sofrendo de ansiedade e insônia, com medo de não conseguir tratamento a tempo. “Eu tava preocupada de demorar ainda mais, medo de que não tivesse mais jeito. Quando eu fiz a primeira ultrassom, o caroço tava com 2cm, agora tá com 4cm, e é tudo mais delicado. Agora eu tô mais tranquila e sei que tô em boas mãos, eu confio muito no médico!” – ressalta.
Com a retomada dos atendimentos, o HRPL vem reforçando as medidas de segurança para receber os usuários. A temperatura de quem adentra o hospital é aferida já na portaria, na recepção a ocupação vem sendo monitorada e os pacientes com encaminhamento cirúrgico estão sendo avaliados previamente. “A gente tá fazendo uma triagem, é uma avaliação, feita pelo médico, das condições clínicas do paciente, pra saber se ele teve ou não Covid, se ele é diabético, hipertenso, idoso, pra não expor esse paciente desnecessariamente”, acrescenta, Guse.
(Ascom HRPL)