Paragominas – 1° Dia de Campo da Cultura do Cacau

O projeto Cacau de Paragominas foi implantado no ano de 2017 á partir de parcerias firmadas nas esferas municipal, estadual e federal entre a SEMAGRI (Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio), SEDAP (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Pará) e CEPLAC (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira).

Aproximadamente 150 pessoas, entre produtores, fornecedores e colaboradores, participaram do 1º Dia de Campo da Cultura do Cacau, no Sítio Esperança, na Colônia Independência, zona rural de Paragominas.

Um dos pioneiros dessa cultura no município (cultivava o fruto mesmo antes do projeto Cacau de Paragominas), José Carminati, falou que sempre teve familiaridade com o cacau, mas não tinha o conhecimento técnico, e ainda disse:
“Tenho a impressão de que nós, em Paragominas, fazendo com tecnologia, descobrindo a verdadeira e boa tecnologia para o cacau, nós seremos vitoriosos. Nós temos muitas chances de sermos os maiores da região.”
O produtor Osias, conhecido como Micândio concluiu: ‘A gente está aí na luta. Sempre ajudando as pessoas que querem plantar, dizendo que é bom e que devemos plantar.’
Atualmente o projeto conta com 16 produtores e o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) tem sido parceiro na capacitação para melhoria na produção local.

O Prefeito Paulo Tocantins manifestou mais uma vez o seu entusiasmo com a cultura cacaueira:
Vejo o futuro do município, da nossa região, e sei que é brilhante. Paragominas será o maior produtor de cacau do Estado do Pará.