NotíciasPará

‘Agora eu sou prefeito de todos os belenenses’, diz Edmilson Rodrigues, do PSOL, após ser eleito prefeito de Belém

Edmilson derrotou Delegado Federal Eguchi, do Patriota, na disputa do segundo turno, com 51,76% dos votos válidos.

Edmilson Rodrigues, do PSOL, foi eleito neste domingo (29) prefeito de Belém. Ele derrotou nas urnas Delegado Federal Eguchi, do Patriota, com quem disputou o segundo turno das eleições. O resultado foi confirmado com 98,56% das urnas apuradas, às 17h40. A apuração encerrou às 19h13, quando Edmilson alcançou 51,76% dos votos (390.723 votos); e Delegado Federal Eguchi, teve 48,24% (364.095 votos).

“Eu estou muito feliz. Quero externar minha gratidão não somente aos partidos, mas aos militantes, à minha família, a todos que contribuíram para essa vitória da democracia”, disse o prefeito eleito.

Após a vitória, Edmilson falou sobre os problemas da cidade e pregou unidade.

“Nós vivemos um momento de crise, uma crise profunda. Belém é uma cidade periférica, é uma grande e linda metrópole, mas precisa ser bem cuidada e vamos precisar das mãos de todos. De lado a lado, de braços cruzados, reconstruir a unidade do nosso povo, na construção de dias melhores. Agora sou prefeito de todos os belenenses. E é com esse sentimento, esse princípio de amor por todo o povo, com carinho muito especial aos que passam fome, aos desempregados, aos que sofrem com os alagamentos, porque há desigualdades e nós queremos diminuí-las. É dessa forma que Belém vai ser mais justa, mais feliz”, declarou.

Edmilson Rodrigues votou na manhã deste domingo (29) — Foto: TARSO SARRAF/ESTADÃO CONTEÚDO

O prefeito eleito disse ainda que o primeiro ato após a posse será o decreto criando uma renda mínima municipal de até R$ 450.

Edmilson Rodrigues tem 63 anos, é solteiro e tem superior completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 182.305,80. O vice é Edilson Moura, do PT, que tem 57 anos. O candidato pela coligação “Belém de Novas Ideias” (PSOL, PT, PCdoB, PDT, PCB, Rede e UP) disputou a Prefeitura de Belém pela quinta vez. Foi prefeito de Belém entre 1997 e 2000, sendo reeleito para 2001 a 2004, e também já teve três mandatos como deputado estadual e dois de deputado federal.

Parceria e transição

O Governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), se manifestou nas redes sociais sobre o resultado das Eleições 2020, em Belém. Helder informou que conversou com Edmilson por telefone. “Acabo de falar com o prefeito eleito de Belém, Edmilson, que 2021 seja o começo de uma grande parceria para o desenvolvimento da cidade. Contem comigo e com o Governo do Estado do Pará. Parabéns!”

O atual prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), também falou por telefone com o prefeito eleito. “O prefeito eleito me ligou agora. Transmiti meu desejo de sucesso na administração e já vamos marcar o início da transição com toda transparência e seriedade que o povo merece, e é imperativo da democracia.”

Apuração no PA

  • Total de votos: 800.010
  • Válidos 754.818 (94,35%)
  • Brancos 15.897 (1,99%)
  • Nulos 29.295 (3,66%)
  • Abstenções 209.721 (20,77%)

(G1 Pará)

Deixe um comentário