Paragominas – Acompanhe a evolução da Covid-19 no mês de novembro
Diariamente o Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura Municipal de Paragominas elabora o quadro evolutivo da Covid-19 no município.
Iniciando o mês de dezembro, o site Notícias Diárias trás um resumo da evolução da doença durante o mês de novembro.
O mês iniciou com 99 óbitos, 98 casos suspeitos, 05 pessoas hospitalizadas e a taxa de ocupação dos leitos hospitalares municipais em 25%,
Chegando à metade do mês, dia 15, eram 100 óbitos, 90 casos suspeitos, 03 pessoas estavam internadas e a taxa de ocupação hospitalar era de 15%.
Próximo ao final de novembro, mais quatro pessoas perderam suas vidas para o vírus, e o mês termina com o total de 104 mortes. A quantidade de suspeitos teve um grande salto e subiu para 402 casos, porém o número de hospitalizados e, consequentemente, a ocupação hospitalar permaneceu com os mesmos índices; 03 hospitalizados e 15% de ocupação.
O Secretário Municipal de Saúde, Flávio Garajau, esteve reunido com sua equipe para checagem de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) e medicamentos disponíveis, e elaborar ações preventivas para o caso de aumento real das infecções pelo novo Coronavírus.
“O que depender do poder público vamos tomando as devidas prioridades e ações”. Flávio Garajau
O Coordenador de Vigilância em Saúde, Marcondes Mateus, disse que esse aumento de casos suspeitos, e iminente aumento de infectados, não se trata de segunda onda pois, segundo ele, a primeira onda não foi eliminada.
Os números de contaminados estão evoluindo para maior e a orientação é que, ao apresentar os sintomas, o paciente deve procurar imediatamente a unidade de saúde do seu bairro. Fora do horário de expediente se dirija a UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Se houver dificuldade respiratória deve ir direto à UPA.