NotíciasParagominas

Prefeitura de Paragominas inaugura escola no bairro Jaderlândia

Uma escola que irá atender alunos do ensino fundamental da rede municipal foi inaugurada na manhã de terça-feira (22), no bairro Jaderlândia e beneficiará alunos daquele bairro de outros da circunvizinhança.

Imagem: Célia Santos

Com 12 salas de aula climatizadas, auditório, biblioteca, quadra poliesportiva coberta,  laboratórios pedagógico e  de informática, pátio amplo,  e diversos outros espaços.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental André Abreu Lindquist foi construída com recursos do município e do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação)

Que a comunidade usufrua com muito zelo pois aqui é o resultado do esforço de muitos. Walmir Nogueira

Hesio Moreira, Vera Lúcia Flores, Belonice Corrêa, Paulo Tocantins, Walmir nogueira, Dolores Abreu, David Sodré e Sandro Marques Foto: Célia Santos

A inauguração contou com a presença da engenheira civil responsável pela obra, Janusa  Lopes, do atual secretário de Infraestrutura, José Mourão Santa Brígida, e também do próximo chefe da pasta, Achilles Ferreira e ainda a atual vereadora e próxima vice prefeita, Vera Lúcia Flores, o vereador eleito Sandro Marques, o vereador reeleito David Sodré, a professora (ex vereadora) Belonice Corrêa, e outros.

Entre os convidados esteve presente o presidente da Câmara Municipal, vereador Hesio Moreira que em sua fala destacou:

É lógico que a população cobra por saúde, saneamento básico, mas só a educação promove a transformação que a sociedade precisa.

O prefeito Paulo Tocantins afirmou;

Uma obra desta aqui modifica a vida das pessoas. Na nossa intenção, esta seria a primeira escola em tempo integral de Paragominas. Seria esta pela estrutura moderna e por todo o espaço que ela tem, inclusive com quadra para a prática de esportes.

Foto: Célia Santos

O homenageado que dá nome à escola teve um pouco da sua história contada em texto escrito pela própria mãe e entregue em um quadro ao prefeito Paulo Tocantins.

Diz o texto:

ANDRÉ DE ABREU LINDQUIST, nasceu em Belém em 16 de Abril de 1992, num; manhã de quinta-feira, início de semana santa. Filho de Antônio Ismael Lindquist e Dolores de Abreu. Veio para Paragominas aos 03 anos de idade, onde viveu como um bom filho, obediente e estudioso, de uma educação admirável e dono de um coração desprovido de maldade. Mesmo criança, ele sabia de responsabilidades, sem precisar ser lembrado pela mãe de suas tarefas escolares; sem discutir nem questionar às correções e ensinamentos. Essa maturidade precoce, fez de André Lindquist um exímio aluno, que nunca repetiu de ano. Fez o maternal e Jardim I e II na Escola Pequeno Príncipe. Foi alfabetizado no Colégio Impacto onde estudou até a 6- série. Da 7ª série em diante, juntou-se aos primos na Escola Nova de Paragominas, onde permaneceu até o 1º ano, quando foi para Belém fazer convénio para preparação para o vestibular. Aos 17 anos, após ter sido aprovado em 3º lugar no vestibular, ingressou no curso de Engenharia Elétrica no IESAN. Aos 18 anos, em 07 de março de 2011, um trágico acidente ceifou a vida do jovem universitário, cuja morte causou comoção não somente na sua família e amigos, mas em toda a cidade de Paragominas. A curta e breve trajetória de André na terra, foi suficiente para deixar aos adolescentes e jovens, um exemplo de bondade e retidão. André deixou a terra menos alegre com sua ausência, mas foi se juntar aos anjos no céu, porque certamente Deus precisava dele. Corno diz a Bíblia, no versículo 10 do capítulo 4 do Livro da Sabedoria: “Ele agradou a Deus e foi por Ele amado, assim Deus o transferiu do meio dos pecadores onde vivia, foi arrebatado para que a malícia deste mundo não lhe corrompesse o pensamento”.

Deixe um comentário