NotíciasParagominas

Paragominas – Prefeitura encerra convênio com a Escola Sesi. Pais contestam

Depois de 22 anos, chega ao fim a parceria entre a Prefeitura Municipal de Paragominas e a Escola Sesi.

Em todo o Brasil, o SESI (Serviço Social da Indústria) mantém departamento de educação com escolas para o ensino desde os primeiros anos da educação infantil até o ensino superior.

Por 22 anos o Sesi e a Prefeitura de Paragominas mantiveram convênio que permitia a centenas de alunos estudar naquela instituição gratuitamente.

O mais recente Acordo de Cooperação que foi firmado em 20 de janeiro de 2020 e teve validade até 31 de dezembro de 2020. O trato era para que fossem atendidas 75 crianças na Educação Infantil e 395 alunos do 1° ao 5º ano do Ensino Fundamental, totalizando 470 vagas.

A Escola Sesi Paragominas, que recebeu nota 7,0 no último IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), foi informada no dia 12 de dezembro de que a parceria estaria encerrada através do seguinte comunicado:

Cumprimentando-o e, considerando o Acordo de Cooperação no 001/2020 celebrado entre Prefeitura Municipal de Paragominas e Secretaria Municipal de Educação e o Serviço Social da Industria. Departamento Regional do Pará-SESI, que o mesmo encerrou dia 31/12/2020.

Informamos que não será renovado em virtude da redução da demanda de matriculas de alunos, em comparação ao exercício anterior, haja vista que o quantitativo de Instituições Públicas desta Rede Municipal de Ensino é suficiente para atender a referida demanda.

Diante do exposto, agradecemos a parceria e nos colocamos a disposição

Pais em frente à Escola Sesi após reunião onde foi comunicado o fim do convênio – Imagem: Célia Santos

Pais de alunos estiveram na escola na tarde de sexta-feira (15) inconformados;

 

Apesar do documento enviado pela SEMEC, em áudio, o prefeito Lucídio Paes nega que tenha sido a Prefeitura a romper o vínculo:

Isso aí foi não foi vergonha pra nós não, certo? Isso aí foi uma ação que o Sesi, ele vai se tornar uma entidade, já vai fazer uma pequena taxa, eles vão cobrar uma pequena taxa dos alunos. Então isso aí foi a Marluzia, certo? Que era… solicitou daquelas crianças, que aqueles alunos que ficassem na rede, eles iam ter que pagar uma determinada taxa… um valor lá. Mas muitas famílias não pode, não tem como pagar. Então eles voltaram pra rede de ensino.

Não foi nós cortamos não. Tem que saber antes para poder falar, tá bom? Mas não foi nós não. Conversei agora com professora Glória perguntei qual era o impacto político que isso podia ter. Mas não fomos nós que cortamos foi uma celebração que o Sesi, aos poucos ele vai cobrar uma taxa dos alunos e isso foi colocado na matrícula. Tá certo? Foi isso aí. Tá bom?

Devido à grande repercussão pública, a Prefeitura emitiu a seguinte nota:

Ruptura do Convênio – SESI – Secretaria Municipal de Educação de Paragominas
Informamos aos senhores pais ou responsáveis pelos alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, matriculados na Escola SESI – Paragominas, localizada no bairro Nova Conquista, que em comum acordo entre a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e a gerência da unidade, não haverá prosseguimento do Acordo de Cooperação nº 001/2020. A parceria visava a operacionalização educacional da escola por meio de professores cedidos pela gestão municipal, porém, considerando os desafios da pandemia de covid-19, entende-se a necessidade de uma nova rotina educacional.
O município dispõe de um quantitativo suficiente de vagas àqueles que estão aptos à matrícula no ensino municipal – inclusive com o prazo de matrícula tendo sido estendido, após o primeiro ter se encerrado em 15 de janeiro. Portanto, as matrículas seguirão de 18 (segunda-feira) até 22 (sexta-feira) deste mês, com absorção total dos 290 alunos da Escola SESI em outros espaços educacionais administrados pela SEMEC. Na escola municipal do bairro Jaderlândia (bairro vizinho ao Nova Conquista), na ‘Associação da Paz’, por exemplo, há vagas sobrando. Vale lembrar que os professores do SESI já atuam com excelência em escolas municipais de outros bairros da cidade.
Ademais, é importante salientar que os espaços ‘Escola SESI’ por todo o país têm seguido o mesmo caminho. Em Paragominas, é seguro afirmar que o ensaio para tal ruptura já durava ao menos cinco anos, e que não houve nenhum desacordo para a decisão publicada nesta sexta-feira, 15 de janeiro. Apontamos também que, do sexto ao nono ano, a prática do ensino pela instituição já era privado, com cobrança de mensalidade no valor de R$ 300,00. Para os pais de alunos do primeiro ano quinto ano que têm interesse de seguir na escola, haverá a partir de agora a cobrança de uma taxa de R$ 220,00.
Ratificamos também o fato de que há inúmeras salas do ensino municipal ociosas por causa da pandemia de Coronavírus, o que resultou em uma baixa procura por matrículas neste início de 2021. Nossos espaços são suficientes para atender os alunos da rede municipal e, tão logo o período de vacinação contra a covid-19 se inicie, divulgaremos a data de início das aulas presenciais.

Um comentário sobre “Paragominas – Prefeitura encerra convênio com a Escola Sesi. Pais contestam

Deixe um comentário