Comenda do Mérito Célio Miranda é entregue no dia do aniversário de Paragominas
Célio Miranda foi um mineiro visionário que sonhou construir uma cidade e, no dia 23 de janeiro de 1961 lançou a pedra fundamental que deu origem à Paragominas que completou seus 56 anos no último sábado.
Um decreto municipal instituiu, no ano de 2001, uma comenda que leva seu nome para prestar homenagem a entidades e pessoas que, prestando algum tipo de serviço, coopere ou tenha cooperado para o desenvolvimento do município.
O escolhidos para receber a Comenda do Mérito Célio Miranda no ano de 2021 foram Francisco Benedito da Costa Barbosa e a Agência Transfusional do Hemopa.
Francisco Benedito da Costa Barbosa é engenheiro agrônomo, maranhense, hoje com 75 anos de idade. Nascido em São Luís, no Maranhão, e como funcionário da SAGRI (Secretaria Estadual de Agricultura) escolheu Paragominas para trabalhar, contribuindo para o o desenvolvimento e expansão da agricultura local e do entorno.
Como não pôde estar presente, a médica Sônia Paes o representou no recebimento da comenda entregue a ela por seu esposo, o prefeito Lucídio Paes.
A Agência Transfusional de Paragominas foi criada no ano de 1998, através de convênio firmado entre o município e o Hemopa (Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia). A Agência não faz a coleta de sangue, mas realiza em média 170 transfusões mensais.
A comenda foi entregue ao representante da Agência, Antônio Raimundo Moura, pela presidente da Câmara Municipal, Tatiane Helena.