Caminhos de Paragominas – Todos os caminhos levam à feira
Na primeira matéria da série Caminhos de Paragominas o portal Notícias Diárias te apresenta um pouco mais sobre as feiras locais e onde elas acontecem diariamente.
No município de Paragominas pequenos empreendedores rurais e urbanos são responsáveis pela produção de uma variedade de hortaliças, frutas, legumes, laticínios, embutidos, plantas e outros produtos.
Os locais onde esses produtores vendem os resultado do trabalho são as feiras que acontecem em todos os cantos do município.
As fixas são as mais tradicionais, que funcionam todos os dias. Porém elas não são tão conhecidas;
A mais antiga de todas é a Feira do Produtor Rural, nas imediações do Mercado Municipal. Ela tem praticamente o mesmo tempo de existência que a própria Paragominas.
Quase ao lado dela, há a Feira do Mercado Municipal que fica localizada na entrada do mercado de carnes, na Rua Nsra. Aparecida.
A outra é a Feira do Produtor, no Jardim Bela Vista. Em frente à Praça do bairro, na Rua Florianópolis.
Uma história mais recente vem sendo construída com as feiras itinerantes. Em 2018, uma iniciativa da Sala do Empreendedor, SEBRAE, e Secretaria de Agricultura, fez nascer o Projeto Hoje Tem Feira. A Feirinha (como alguns se habituaram a chamá-la) acontece todas as quartas-feiras em frente á Prefeitura e às sextas-feiras em frente ao Estádio Arena Verde.
Em abril de 2019 surgiu a Feira da Agricultura Familiar da COOPERURAIM (Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais do Uraim e Condomínio Rural de Paragominas). A princípio acontecia sábados e domingos, mas precisou se adaptar para atender uma parcela maior da população e está sendo realizada em três bairros diferentes; Cidade Nova, Jardim Atlântico e Helena Coutinho.
Confira e guarde o calendário das feiras de Paragominas:
Aproveitando o gancho da Cooperuraim, na próxima semana, a matéria da série Caminhos de Paragominas trará os caminhos do cooperativismo.