Paragominas – Em visita a ETE, prefeito diz que vai acionar ex prefeito judicialmente
A ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) localizada no bairro Novo Horizonte, em Paragominas, foi inaugurada em 05 de outubro de 2018 pelo prefeito da época, Paulo Tocantins.
Na quarta-feira (24) de março, o atual prefeito, Lucídio Paes, fez visita ao local acompanhado de parte da equipe técnica da Sanepar (Agência de Saneamento de Paragominas).
Segundo eles, a parte operacional não foi finalizada, a tubulação não tem ancoramento, a obra nunca funcionou e não será possível operacionalizar tão cedo, pois o custo para os reparos seria praticamente o mesmo da construção.
Estou tentando criar soluções pra botar isso aqui para funcionar. Mas é uma situação extremamente complexa. Porque eu preciso fazer um laudo estrutural para verificar se essa estrutura suporta, e a gente percebe muitos defeitos técnicos. Disse Rosilene Costa
Veja a fala completa da Superintendente da Sanepar
Essa obra de aproximadamente 25 milhões de reais, sendo jogado fora com uma má administração, má execução do processo, má vontade de fazer as coisas corretas, isso é lamentável. Falou Lucídio Paes dizendo ainda: Nós vamos fazer o ajuizamento. Os órgão de controle, os órgão externos, vão ter que ficar sabendo dessa incompetência administrativa, técnica. Fazer uma obra desse porte e nunca ter funcionado.
O portal Notícias Diárias (ND) procurou o ex prefeito Paulo Tocantins. Ele disse que a obra foi tocada em parceria com a Caixa Econômica Federal e que se pronunciará oficialmente em momento oportuno.
ND procurou também o ex superintendente da Sanepar, Herenildo Maciel, que disse também preferir se pronunciar futuramente, mas adiantou:
Essa obra depois que foi inaugurada passou por duas enchentes enormes que contribuíram para que ela apresentasse problemas. Em 2020 iniciamos obras de revitalização mas começou a covid. Tudo foi paralisado. Inclusive esse serviço.