Paragominas – HRPL assegura assistência de alta complexidade a pacientes com Covid em estado grave
Após 15 dias internado no Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, no nordeste paraense, o pescador Manoel Souza Brito dos Reis, de 65 anos, recebeu alta e já se encontra em casa, junto da família. Ele deu entrada no HRPL, no dia 26 de março, após ter passado dez dias internado no hospital regional de Salinópolis, de onde foi transferido, devido ao agravamento dos sintomas da Covid-19.
Segundo a filha, Tanires, (30), que o acompanhou nos últimos três dias de internação no HRPL, quando procurou o serviço de saúde, ainda em Salinópolis, o pai não apresentava nenhum sintoma gripal, mas havia perdido o olfato e o paladar, o que o levou a passar três dias sem se alimentar direito. “A gente não podia afirmar, mas como ele já não sentia cheiro nem gosto a gente já suspeitava”, diz a filha.
Apesar de não haver desenvolvido sintomas gripais, típicos da Covid-19, o idoso apresentou baixa saturação. Foi internado e testou positivo para a doença. Ele, que já era hipertenso, também foi diagnosticado com diabetes, aumentando a complexidade do caso.
No HRPL, seu Manoel ocupou um dos 32 leitos clínicos destinados aos pacientes com covid-19. No total, a unidade conta com 44 leitos exclusivos para atendimento às vítimas da doença, sendo 12 na Unidade de Terapia Intensiva (HRPL).
De janeiro a março deste ano, o Hospital Regional de Paragominas registrou 37 altas de pessoas que venceram a batalha contra a doença. Já no mês de abril, só nos 11 primeiros dias, a unidade registrou 20 altas. Ao todo, este ano, 57 pacientes foram recuperados e também puderam voltar para as suas famílias.
“Quando tivemos a confirmação da doença nós choramos de medo e angústia. Hoje a sensação é de alívio e gratidão”, descreve, Tanires. A filha agradece os profissionais pelo cuidado e dedicação. “O atendimento que recebemos foi muito humanizado. Meu pai foi muito bem tratado por todos, nós só temos a agradecer”, acrescenta.
Emocionado, o pescador, ao se despedir, diz que foi muito bem tratado, mas que não vê a hora de voltar pra casa. “Eu me sinto um privilegiado. Tô muito feliz de poder voltar pra minha casa, pra minha família. Desejo muita saúde a todos que cuidaram de mim e que Deus continue dando força para continuarem cuidando de nós”, declara.
Clóvis Guse, diretor Assistencial do HRPL reforça para que a população continue se cuidando e protegendo uns aos outros. “A segunda onda tem acometido idosos e jovens e devido à alta virulência a evolução da doença é rápida e de maior impacto na saúde da população. Um problema de saúde pública que requer medidas urgentes na conscientização de todos para os cuidados no distanciamento social e nas boas práticas no uso de máscara, lavagem das mãos e uso do álcool.”, alerta.
Neste momento, o HRPL está conta com 32 pacientes internados.
Serviço:
O Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas (PA), está com a sua equipe multiprofissional atuando no enfrentamento ao coronavírus desde o início da pandemia, levando atendimento aos pacientes em estado grave de saúde, em decorrência da covid-19.
Desde o dia 18 de março, por determinação da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), as cirurgias eletivas realizadas pelo HRPL estão suspensas e as consultas ambulatoriais foram reduzidas em 50% o atendimento, sendo mantidos os serviços para os usuários que necessitam de tratamento contínuo, assim como os atendimentos de urgência e emergência, para a população dos 23 municípios da área de abrangência do HRPL.
(Ascom HRPL)