Paragominas – Hospital Regional comemora 7 anos com cerca de 1,5 milhão de atendimentos
Unidade de alta e média complexidade é referência na região e recebe pacientes de 23 cidades paraenses
Com uma média acima de 98% de satisfação do usuário, a equipe multiprofissional do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, celebra o aniversário de sete anos da unidade, nesta quarta-feira (04), com cerca de 1,5 milhão de atendimentos para uma população estimada em aproximadamente 900 mil habitantes daquela região.
A paciente Maria das Dores Menezes, 39 anos, é uma das beneficiadas com a assistência de média e alta complexidade do HRPL. Internada há dois dias, ela aguarda pela realização de cirurgia de mama, que conseguiu graças aos profissionais habilitados para realização dos procedimentos cirúrgicos oncológicos para câncer de colo do útero, de mama, ovário, pâncreas, reto, intestino e câncer de estômago.
Natural de Paragominas, Maria das Dores conta como se deu o processo de agendar a consulta com o mastologista, via regulação. “O atendimento aqui é muito bom. Nota 10 para todos vocês. Só tenho a agradecer. Esse hospital é muito importante para a nossa região. Antes a gente tinha que se deslocar para outras cidades em busca de alguns atendimentos”, destacou a paciente, acompanhada do marido Cosmo Soares de Souza.
Atualmente, a assistência de média e alta complexidade para resolução dos casos mais graves abrange os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de 23 localidades compreendidas pela Região de Saúde Metropolitana III, que é regulada pelos municípios pactuados do 3° e 5° Centros Regionais de Saúde (3° e 5° CRS). São elas: Aurora do Pará, Capitão Poço, Garrafão do Norte, Ipixuna do Pará, Irituia, Mãe do Rio, Nova Esperança do Piriá, Paragominas, Santa Maria do Pará, São Miguel do Guamá, Ulianópolis, Castanhal, Curuçá, Igarapé-Açu, Inhangapi, Magalhães Barata, Maracanã, Marapanim, São Domingos do Capim, São Francisco do Pará, São João da Ponta e Terra Alta. Os pacientes são referenciados pelos municipais e passam por avaliação na Central Regional de Regulação para obter atendimento no HRPL.
Referência
O HRPL é referência no Pará como Centro de Atendimento de Urgência e Emergência às vítimas críticas em Acidente Vascular Cerebral (AVC) hiper agudo com indicação de trombólise. O hospital também apresenta diferencial no estado no atendimento à Covid-19. A unidade dispõe de 12 leitos exclusivos para atendimento de pacientes infectados com o novo coronavírus em estado grave, sendo seis leitos de Clínica Médica e 6 de UTI.
“Estamos felizes em celebrar o aniversário de sete anos da unidade, pois trata-se de um hospital referência que ao longo desses anos vem desempenhando um papel fundamental na assistência da população local. O bom trabalho desempenhado é fruto de uma equipe dedicada e isso é reflexo do nosso compromisso com a saúde pública no Estado”, comenta o secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho.
Com o mesmo tempo de serviço que o HRPL tem de funcionamento, a colaboradora Raimunda Costa Moraes, 46 anos, não esconde o orgulho de fazer parte da equipe multiprofissional da Unidade Hospitalar. “Tenho muita satisfação de trabalhar aqui. Dia 1° de agosto fiz sete anos no hospital. E nesse tempo já conquistei muitas coisas: minha moto, meu carro, ajeitei minha casa. Eu adoro meu trabalho e minha equipe. Só tenho gratidão”, destacou ela, que atua no Serviço de Limpeza e Higienização (SLH).
Para o diretor assistencial do HRPL, o enfermeiro Clóvis Guse, o aniversário do Regional deve ser lembrado na assistência à saúde pública na região nordeste do Pará pela qualidade dos serviços prestados. “Temos duas certificações: ONA 1 e ONA 2, consagrando o HRPL pela excelência na segurança assistencial, gestão nos processos de trabalho e uma equipe multiprofissional especializada e de alto nível. Queremos crescer ainda mais em serviços voltados às necessidades da população. Esta é a nossa missão e buscamos melhorar, todos os dias. Por isso, agradeço a cada colaborador pela dedicação diária no cuidar de nossos usuários”.
Atendimentos
Ao longo desses 7 anos, a equipe do HRPL realizou 1.410.802 atendimentos mais relevantes, entre eles: 113.768 atendimentos ambulatoriais, 17.596 internações, 13.170 cirurgias, 814.586 exames internos, 217.671 exames externos, 6.379 atendimentos urgência/emergência, 3.434 transfusões, 67.732 atendimentos no serviço social, 2.209 atendimentos com fonoaudiologia, 116.984 sessões de fisioterapia, 37.273 atendimentos em psicologia.
Com um total de 3.999,11m² com 3.012,37m² de área construída, o HRPL dispõe de 70 leitos (sendo 32 na Clínica Cirúrgica, 18 na Clínica Médica e 20 na Unidade de Terapia Intensiva – UTI adulto), oferece Clínica Médica e Cirúrgica, nas especialidades de Neurologia/Neurocirurgia, Traumatologia/Ortopedia, Cirurgia Geral, Oncologia, Buco Maxilo e suporte de anestesia, além de consultas ambulatoriais em Cardiologia, Clínica Cirúrgica, Clínica Médica, Neurologia/Neurocirurgia, Urologia, Endocrinologia, Mastologia, Traumatologia/Ortopedia, Vascular e Ginecologia.
Os serviços têm suporte de apoio diagnóstico e terapêutico com análises clínicas, raios-x, tomografia, ultrassonografia, holter, eletroencefalograma, eletrocardiograma, ecocardiograma e Mapa. Além de serviço de Fisioterapia, com reabilitação intra-hospitalar.
Nos casos de urgências do SAMU, o hospital recebe os pacientes diretamente pelo Pronto Atendimento, com equipe de suporte nas 24h.
Por Vera Rojas (HGT-Tailândia)