Paragominas – Laudo condena prédio, e DEAM é interditada
O Ministério Público do Estado do Pará, através do promotor Carlos Lamarck, requereu ao Centro de perícias Cientificas Renato Chaves que procedesse com a elaboração de laudo de habitabilidade do prédio que comporta as delegacias especializadas no atendimento à mulher e à criança e adolescente – DEAM/DEACA, em Paragominas.
A Diretora do Instituto de Criminalística, Perita Oficial Isabela Nazaré dos Santos Barretto, determinou que o técnico a executar o trabalho fosse o Perito Oficial Syivio Cezar Cardoso de Castro Leão.
A perícia técnica no imóvel, e a avaliação das condições de habitabilidade foi realizada no prédio utilizado a norma NBR 13752/96 de Pericias de Engenharia da Construção Civil.
O Perito signatário conclui que o imóvel apresenta ausência de condições de habitabilidade, em virtude da infestação de vetores(pombos) nos ambientes internos e externos (caixas de ar condicionado e demais ambientes), além da presença de infiltrações provenientes do telhado, instalações improvisadas e instalações hidro sanitárias inoperantes. Vale ressaltar a necessidade controle dos vetores, desinfecção dos ambientes, reparos em toda a cobertura, instalações elétricas e hidro sanitárias, correção da laje existente na cela e eliminação das infiltrações nas paredes internas e posterior pintura. Diz a conclusão do laudo pericial.
Com base no laudo, a Delegada de Polícia Civil Amanda Costa precisou interromper as atividades no referido prédio e, DEAM (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher) e DEACA (Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e Adolescente), deverão ser realocadas em outro imóvel.