NotíciasParáPolícia

Polícia investiga morte de jornalista encontrado com ferimento na cabeça em distrito de Almeirim

Corpo de Eranildo Cruz foi encontrado em uma casa em Monte Dourado na segunda-feira (6). Jornalista atuava com coberturas no Pará e Amapá sobre política e movimentos sociais.
Eranildo Cruz foi encontrado morto em Monte Dourado, distrito de Almeirim, no Pará — Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Polícia Civil está investigando a morte de um jornalista no distrito de Monte Dourado, em Almeirim, no Pará. O corpo de Eranildo Ribeiro da Cruz, de 54 anos, foi encontrado em uma casa na noite da segunda-feira (6).

O chamado à polícia foi feito por populares. As Polícias Civil e Militar foram até o endereço informado e constataram a veracidade das informações.

No local já havia muitas pessoas e foi necessário isolar a residência. De acordo com a Polícia Civil, foi necessário arrombar a porta do quarto onde o corpo estava.

Eranildo Cruz foi encontrado nu em cima de uma cama e coberto com lençol. Os braços estavam para trás e ele tinha sobre a cabeça com ferimento um travesseiro. As características apontam para tortura.

Ao fazer o levantamento na casa, a polícia constatou que a motocicleta, o celular e uma câmera tinham sido roubados.

Eranildo tinha sido visto sozinho pela última vez na noite de domingo (5) no porto de Monte Dourado, segundo as primeiras informações colhidas pelas equipes policiais.

A Polícia segue fazendo incursões, mas se limitou repassar informações para não prejudicar o andamento das investigações.

Atuação

O jornalista de 55 anos, conhecido como “Chocolate”, fazia coberturas pelo jornal impresso “Tribuna Regional”, atuando tanto no Pará quanto em municípios do Ampá, como Laranjal do Jari. Eranildo cobria assuntos políticos e de movimentos sociais.

Nota de pesar e repúdio

A Diretoria Executiva do Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor/PA), Diretoria Regional do Tapajós (DRTap) do Sinjor-Pa e a Comissão de Liberdade de Imprensa da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB-PA) manifestaram pesar e repúdio à morte do jornalista (veja a nota abaixo).

Nota na íntegra

“A Diretoria Executiva do Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor/PA), Diretoria Regional do Tapajós (DRTap) do Sinjor-Pa e a Comissão de Liberdade de Imprensa da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB-PA) vem a público conjutamente expressar profundo pesar pelo brutal assassinato do jornalista Eranildo Ribeiro da Cruz, no distrito de Monte Dourado, do município de Almeirim (PA). As entidades se solidarizam com os familiares, amigos e colegas de Eranildo.

O jornalista popularmente conhecido como “Chocolate”, esteve a frente do jornal impresso “Tribuna Regional” com relevantes coberturas em assuntos de politica e movimentos sociais na região e no município Laranjal do Jari no estado do Amapá (AP). Eranildo era um militante social sempre solidário e amigo de todos e todas.

As entidades acompanham o caso em contato com os familiares e cobram uma investigação rigorosa do crime pela Polícia Civil.

O Sinjor-PA e a Comissão de Liberdade de Imprensa da OAB-PA reforçam sua solidariedade aos amigos e familiares de Eranildo da Cruz e repúdio a esta violência.”

(G1 Pará)

.

Deixe um comentário