NotíciasParáParagominas

OAB emite nota sobre imagens de agressão a uma mulher atribuídas a advogado de Paragominas

Na noite de sexta-feira, dia 20 de agosto, as redes sociais de moradores de Paragominas fervilharam com o vídeo em que uma mulher é agredida.

Nas imagens, aparentemente gravadas na orla da cidade de São Miguel do Guamá, é possível ver quando uma pessoa do sexo masculino se aproxima de duas jovens que conversam e projeta o ombro direito com força contra uma delas.

A partir dali, passaram a especular a identidade do agressor que, supostamente, seria um advogado de Paragominas.

Outro vídeo veio em seguida, onde as duas jovens das imagens anteriores parecem tentar conversar com uma terceira pessoa que está no banco do carona de uma caminhonete, mas são impedidas pelo mesmo indivíduo.

Texto atribuído à jovem alvo da agressão no vídeo inicial passa a circular também na rede:

A mulher que aparece no vídeo entrou em contato. Informou que está bem, não foi agredida e não conhece o homem que aparece no vídeo.

Ela sabe apenas que ele seria um advogado do município de Paragominas.

“Ele estava batendo em uma moça. Eu cheguei perto para saber o que estava acontecendo. Ele me empurrou. Eu não tenho nada haver. Não conheço ele e não tenho amizade. Eu só procurei saber o que era. Eu não fui agredida física ou verbal”, disse ela.

A advogada Ranielle Xavier, se posicionando como profissional da área e como mulher cidadã, disse:

Independentemente de quem seja e da profissão que essa pessoa exerça, nós precisamos sim nos manifestar e nos posicionar contrárias a todo o tipo de violência contra a mulher. Seja ela familiar, doméstica ou seja no contexto como o do vídeo em que a vítima diz que não tinha nenhuma relação com o agressor.

Procurada pela redação do site, a presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), subseção Paragominas, Angela Cassini, emitiu a seguinte nota:

A Ordem dos Advogados do Brasil do Estado do Pará – Subseção de Paragominas, por sua Presidente que subscreve a presente, vem por meio desta, em resposta ao site Notícias Diárias, referente as notícias veiculadas por meio das redes sociais dando conta de uma agressão física praticada na cidade de São Miguel do Guamá, esclarecer que todas as providências envolvendo inscritos na Ordem dos Advogados desta subseção são tratadas de forma sigilosa, o que não quer dizer que não repudiamos qualquer ato de violência. Muito pelo contrário, reafirmamos a nossa luta pelo respeito e valorização da mulher, e que a violência de gênero seja erradicada da nossa sociedade, seja mediante políticas publicas de conscientização, seja pela rigorosa punição dos infratores que resistem em se curvar diante dos mandamentos constitucionais que garantem tratamento igualitário e digno a todo e qualquer ser humano.

Deixe um comentário