Programa de Atenção à Saúde do Policial Militar realiza 750 atendimentos em Soure
As próximas ações serão em Barcarena, Paragominas, São Miguel do Guamá, Abaetetuba, Moju, Tucuruí e Tailândia
O Programa Multidisciplinar Itinerante de Atenção à Saúde do Policial Militar (PASPM) encerrou, nesta sexta-feira (8), o ciclo de ações voltadas aos policiais militares e seus dependentes no município de Soure, no Arquipélago do Marajó, ultrapassando a marca de 750 atendimentos. Idealizado pelo Estado-Maior Geral (EMG) e coordenado pela subseção de Planejamento da Saúde Biopsicossocial, o Programa visa promover a saúde biopsicossocial dos agentes da Polícia Militar do Pará e prevenir os aspectos físico, espiritual, psicológico, social e mental desses profissionais.
“Somente neste ano, o PASPM já passou pelos municípios de Rondon do Pará, Marabá, Parauapebas, Xinguara, Redenção, Conceição do Araguaia, Bragança, Capanema e Salinópolis”, informou a coordenadora do Programa, capitã Patrícia Ribeiro. De acordo com a oficial, as próximas ações serão realizadas em Barcarena, Paragominas, São Miguel do Guamá, Abaetetuba, Moju, Tucuruí e Tailândia.
Para as ações na região Marajó Oriental, entre os dias 4 e 8 de outubro, 34 oficiais e praças, com especialidades na área da saúde, colocaram em prática uma estratégia diferenciada para dinamizar as ações e alcançar o número máximo de pessoas.
Depois de passarem pelo acolhimento, os usuários foram encaminhados para a triagem de enfermagem e avaliação por um clínico-geral e profissionais de educação física. A maioria dos usuários também optou pelos serviços de odontologia e fisioterapia. Alguns militares solicitaram atendimento espiritual e psicológico.
Uma equipe do Fundo de Assistência Social da PM (FASPM) deu o suporte às ações, e uma representante do Projeto Caminhos apresentou os benefícios do Programa para dezenas de esposas e outros dependentes de policiais militares que atuam no 8° BPM.
A representante do Fundo de Saúde (Funsau), major Hélen Souza, realizou palestras aos alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS), esclarecendo dúvidas sobre o Fundo.
Balanço – O cabo Antônio Vasconcelos, 35 anos, um dos beneficiados pela ação no município, aproveitou a oportunidade para levar o filho, de 8 anos, ao dentista. Após o atendimento, ele disse estar satisfeito. “Agradecemos pela atenção da equipe que integra essa ação. Todos muito gentis e solícitos. Isso é muito importante pra gente, que mora em uma região distante e que possui sérias limitações em determinadas especialidades médicas”, ressaltou o militar, que há oito anos integra a PM.
“É uma satisfação enorme colaborar para o sucesso de mais um ciclo do PASPM. Somadas as ações desta edição com as demais, ao longo do ano já são 1,7 mil atendimentos a policiais militares e seus dependentes em 2021. Receber o retorno positivo das pessoas atendidas nos enche de orgulho e renova as energias para enfrentarmos os desafios das próximas ações”, disse o supervisor da programação em Soure, major Diógenes Braga.
Ascom PMPA