Hospital Geral de Ipixuna passa a realizar atendimento no sistema portas abertas para ortopedia
A unidade é a sexta da rede estadual a adotar o regime de atendimento 24 horas para ortopedia em casos de baixa e média complexidade
O Hospital Geral de Ipixuna do Pará (HGI) já está oferecendo atendimento no sistema portas abertas, durante 24 horas, para ortopedia. A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), com a proposta de desburocratizar o atendimento a vítimas de acidentes e fraturas na região de Saúde Rio Capim, que abrange 23 municípios do nordeste paraense.
A unidade é a sexta da rede estadual a adotar o regime de atendimento 24 horas para ortopedia em casos de baixa e média complexidade, que já é oferecido pelo Hospital Divina Providência, em Marituba; Hospital Regional de Conceição do Araguaia; Hospital Regional Público do Tapajós, em Itaituba; Hospital Regional Público do Baixo Tocantins – Santa Rosa, em Abaetetuba, e pelo Hospital Regional Público dos Caetés, em Capanema.
A estratégia nesses cinco primeiros hospitais já resultou em mais de 5.700 cirurgias ortopédicas realizadas de janeiro deste ano até o momento.
Segundo o secretário de Saúde do Pará, Romulo Rodovalho, foi a forma encontrada pela Secretaria para dinamizar a regulação desses pacientes, a partir de uma nova estratégia utilizando os hospitais que já atendem nas regiões. “O nosso objetivo é exatamente descentralizar, cada vez mais, os procedimentos dessa natureza para os municípios mais distantes, com a ampliação de serviços nas unidades hospitalares já existentes”, explicou.
O titular da Sespa assegura que o governo do Estado está fazendo a sua parte, investindo em novos serviços em todas as regiões do Pará e apoiando e assessorando os 144 municípios no desenvolvimento das ações de promoção da saúde, prevenção e controle de doenças e na assistência à saúde dos usuários do SUS.
Segundo o secretário adjunto de Gestão de Políticas de Saúde, Sipriano Ferraz, a intenção da Sespa é chegar a 2022 com ao menos dez hospitais estaduais e conveniados ao SUS atendendo traumatologia de portas abertas por 24 horas. “Nosso objetivo é esse: destravar o Sistema Estadual de Regulação de forma a agilizar a resolução do problema do paciente na região de sua residência”, complementa.
No HGI, o regime de porta aberta em ortopedia tem o objetivo de realizar, por mês, 300 consultas ambulatoriais e 80 cirurgias.
Nessa estratégia, além da população de Ipixuna do Pará, poderão ser atendidos moradores de Castanhal, Curuçá, Igarapé-Açu, Inhangapi, Magalhães Barata, Maracanã, Marapanim, São Francisco do Pará, São Domingos do Capim, São João da Ponta, Terra Alta / São Miguel do Guamá, Aurora do Pará, Capitão Poço, Dom Eliseu, Garrafão do Norte, Ipixuna do Pará, Irituia, Mãe do Rio, Nova Esperança do Piriá, Paragominas, Santa Maria e Ulianópolis.
A unidade hospitalar, que integra a rede de assistência do Governo do Estado, é gerida por meio da Sespa em parceria com o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH).
Por Mozart Lira (SESPA)