Paragominas recebe o Projeto Segurança Por Todo Pará
O Projeto Segurança Por Todo Pará que engloba todas as entidades ligadas á segurança pública estadual chegou a Paragominas.
Através da Portaria Nº 117, de 17 de novembro, o Secretário de Segurança Pública do Estado do Pará, Ualame Machado, instalou o Comitê Integrado de Segurança Pública e Defesa Social (CISPEDS) na 7ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), a Regional Capim.
Os CISPEDS foram instituídos á partir da Portaria Nº 010 de 14 de janeiro de 2021. O CISPEDS – Capim é composto por:
- Ten. Cel. Denis Gonçalves – Comandante do CPR VI (Comando de Policiamento Regional VI)
- Delegado Cristiano Marcelo – Superintendente Regional de Polícia Civil
- Ten. Cel. BM Cezar Alberto – Comandante do 1º Grupamento de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar
- Agente de Trânsito Josimar Viana – Gerente de Operação e Fiscalização de Trânsito
- Perito Criminal Marco Aurélio Magalhães – Gerente da Unidade Regional Nordeste
- Carlos Alberto Favacho – Diretor do Centro e Recuperação Regional de Paragominas (CRRP)
Os membros devem entre si escolher aquele que coordenará o grupo.
A Regional Capim abrange os municípios de Aurora do Pará, Mãe do Rio, Ipixuna do Pará, Ulianópolis, Dom Eliseu e Paragominas, onde fica sediada. Ela é a 11ª RISP a receber o Projeto Segurança Por Todo Pará que busca regionalizar as ações da segurança pública identificando problemas e apontando soluções a serem executadas para saná-los.
O lançamento aconteceu no auditório do Comando de Policiamento Regional VI, com a participação do Sub Comandante do CPR VI – Major Waner, Comandante do 19º BPM – Ten. Cel. Batista, o Corregedor da PM – Glauco Coimbra, a Diretora da 13ª Seccional de Polícia Civil – Delegada Mahenalwa Furtado, Diretor local do CPC Renato Chaves – Aluízio Júnior, e outros representantes regionais da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Detran, SEAP e CPC Renato Chaves.
O Secretário Ualame Machado esteve em Paragominas para o lançamento do projeto e disse:
Todo mundo impacta na segurança pública. Toda corrente é tão forte como o seu elo mais fraco.
Acompanharam o Secretário de Segurança Pública, o Chefe do Estado Maior – Cel. Ronald Botelho, o Delegado Geral da Polícia Civil – Walter Resende, o Sub Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar – Alexandre Costa, o Diretor do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves – Celso Mascarenhas, o Coordenador de Operações do Detran – Ivan Feitosa e o Secretário Adjunto de Administração Penitenciária – Cel. Arthur Moraes.
O Cel. Ronald Botelho afirmou que o projeto almeja ir além do que vinha sendo proposto até então:
Mais que apresentar números, é pensar nas soluções e trazer respostas. Melhores condições de trabalho e garantias de direitos.
O Delegado Geral da Polícia Civil, Walter Resende, falou ao site Notícias Diárias sobre o projeto e também sobre questões relacionadas á Polícia Civil local:
Por Célia Santos para Notícias Diárias