Empresa aérea inaugura voo comercial para Paragominas
A empresa aérea Azul inaugurou uma nova linha aérea que passa a atender o município de Paragominas, no sudeste paraense.
Um grande público, composto em sua maioria por servidores públicos municipais, aguardou ansioso pela chegada da aeronave ao Aeroporto Nagib Demachki.
O voo inaugural, saindo de Belém, aterrissou em Paragominas às 9:55h da terça-feira, dia 23 de novembro de 2021.
O Assessor Especial da Presidência da Azul Linhas Aéreas – Ronaldo Veras, foi um dos passageiros do primeiro voo, acompanhado pelo prefeito de Paragominas – Lucídio Paes, o secretário de Trânsito – Roberto Coracy, a presidente da Câmara de Vereadores – Tatiane Helena, e outros.
Tivemos um apoio fantástico do governador, do secretário de Turismo, da Prefeitura… Eles Não mediram esforços para que esse momento fosse possível. Estamos animados. Nós estamos ligando Paragominas, não só a Belém. estamos ligando Paragominas ao Brasil e ao mundo. Falou Ronaldo Veras.
A partir daí, haverão voos regulares para Belém/Paragominas, Paragominas/Belém, todas as terças, quintas, sábados e domingos.
Obras de reestruturação, e melhoria na pavimentação asfáltica da pista e do entorno, foram realizadas pela Secretaria Municipal de Trânsito e Cidadania (SEMUTRAN), responsável pelo aeroporto.
Em setembro de 2021, a empresa aérea apresentou o plano de expansão da malha viária ao governador Helder Barbalho, onde previa o atendimento de mais de19 de cidades do Estado, ainda sem rota, e recebeu o apoio do Governo do Estado.
A previsão inicial era para que Paragominas passasse a ser atendida somente em dezembro, mas os planos foram antecipados e as passagens começaram a ser comercializadas no final de outubro.
Em setembro de 2020, o governador se reuniu com o ministro de Infraestrutura – Tarcísio de Freitas, em Brasília, e na oportunidade declarou:
“Pedi ao ministro prioridade para o aeroporto de Breves, para atender o Marajó, o aeródromo de Paragominas para atender a região nordeste do Estado, e ainda de Itaituba para atender região Sudoeste e Redenção, na região Sul”.
Veja o momento da aterrissagem da aeronave e o batismo simbólico feito pelos Bombeiros Militares do 1º Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), de Paragominas: