Defensoria Pública do Pará alcança marca histórica de um milhão de atendimentos em 2021
Mary Cordeiro é acometida por câncer das células plasmáticas e necessitava de transplante de medula autólogo. Sem assistência do plano de saúde, foi mediante liminar obtida pela Defensoria Pública do Estado do Pará, que a mulher conseguiu transferência para a realização do procedimento em Fortaleza (CE) com todas as despesas pagas.
“O plano não queria autorizar meu transplante e eu estava ficando mais debilitada por causa da doença, foi quando conheci o trabalho da instituição. Com a intervenção do órgão, eu consegui meu tratamento. A justiça ainda obrigou o plano a arcar com os exames e com os gastos com hotel e alimentação em Fortaleza. Obrigada, Defensoria”, disse.
O caso de dona Mary foi um dos mais de um milhão de atendimentos realizados pela Defensoria Pública do Estado do Pará. Ao todo, foram 1.076.350 atendimentos em todo o Estado, uma marca histórica, que representa um crescimento de 25% em relação a 2019, quando 858.738 atendimentos foram registrados.
“É claro que os desafios que temos pela frente são grandes, mas nós não podemos deixar de comemorar essa grande vitória. Parabenizamos todo o corpo funcional da instituição, porque, mesmo as restrições inerentes à covid-19, nós superamos o quantitativo de atendimentos e de processos do período pré-pandemia”, destacou o defensor público geral, João Paulo Lédo.
Em 2022, a Defensoria quer ampliar seu alcance pelos 144 municípios paraenses, otimizando ainda mais os atendimentos. O objetivo é que, ao final do ano, mais assistidos sejam beneficiados, como aconteceu com a Maria Antônia, que solicitou o serviço de retificação e alteração de nome. “Fui atendida de maneira rápida e eficiente. Após procurar o cartório da cidade, o servidor indicou que procurasse a Defensoria para atendimento, pois se tratava de situação complexa e judicial. No órgão, fui atendida, o processo iniciado e meu problema foi resolvido”, explicou.
(Ascom DPE)