Justiça Federal comemora dez anos em Paragominas com homenagens a servidores e colaboradores
A Justiça Federal em Paragominas, na região sudeste do Pará, homenageou nesta segunda-feira (14) servidores e colaboradores que atuam na vara desde a sua inauguração, há dez anos, e também afixou uma placa para marcar o evento. A vara foi inaugurada no dia 22 de março de 2012, mas a solenidade foi antecipada e coincidiu com a presença do diretor do Foro da Seção Judiciária, juiz federal José Airton de Aguiar Portela, que nesta semana está iniciando uma série de visitas às oito subseções judiciárias em funcionamento no interior do estado.
O diretor da Subseção, juiz federal Paulo César Moy Anaisse, e a juíza federal substituta Lorena de Sousa Costa entregaram placas em reconhecimento à atuação dos servidores Lorayne Arielle de Oliveira Muraro de Freitas (diretora de Secretaria), Romualdo Paes de Andrade Travassos da Rosa e Jayme Bentes Loureiro. Também foram distinguidos os colaboradores Edivaldo Lima de Araújo, Gersone Marinho Silva e Idalva de Fátima Moraes Caxias.
O juiz Airton Portela, que visita as subseções acompanhado do diretor da Secretaria Administativa (Secad), José Luiz Miranda Rodrigues, também presente à solenidade, destacou sua satisfação em participar pessoalmente dos festejos de dez anos de funcionamento da Vara de Paragominas. O magistrado agradeceu o empenho de magistrados, servidores e colaboradores e ressaltou a qualidade dos serviços que todos desenvolvem, fazendo com que a subseção seja uma das melhores em funcionamento no Pará.
Missão institucional – “Aproximar e prestar a jurisdição federal aos seus jurisdicionados têm sido, desde o primeiro dia do exercício de suas atividades, a missão a ser cumprida pela Subseção de Paragominas nesta importante região. Nada seria possível, entretanto, sem o trabalho dedicado de todos quantos, ao longo desses dez anos, aqui trabalharam e trabalham: juízes que por aqui passaram, servidores, colaboradores e estagiários que diuturnamente envidaram esforços para distribuir justiça aos que dela necessitam”, afirmou o juiz Paulo Anaisse.
O magistrado lembrou que a Subseção, juntamente com os demais órgãos da Justiça Federal, “manteve-se firme em seus objetivos institucionais mesmo durante a parte mais difícil do flagelo sanitário que abalou o mundo durante dos dois últimos anos e ainda permanece, mas que não foi suficiente para desanimar o espírito das mulheres e homens que, tomando as cautelas devidas orientadas pelas autoridades de saúde e atendendo aos regramentos de segurança definidos pela Administração do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, permaneceram prestando o serviço judiciário com competência e exatidão”.
Quando foi instalada, há dez anos, com as presenças do então presidente do TRF da 1ª Região, desembargador federal Olindo Menezes, e do diretor do Foro, Daniel Santos Rocha Sobral, a Justiça Federal de Paragominas teve como sua primeira juíza federal Lucyana Said Daibes Pereira, que atualmente é titular da 7ª Vara Federal de Belém, especializada em execução fiscal.
A Vara exerce jurisdição em 14 municípios paraenses: Paragominas, sua sede, Aurora do Pará, Cachoeira do Piriá, Capitão Poço, Dom Eliseu, Garrafão do Norte, Ipixuna do Pará, Irituia, Mãe do Rio, Nova Esperança do Piriá, Ourém, Santa Luzia do Pará, São Miguel do Guamá e Ulianópolis.
Em Castanhal – Antes de seguirem para o município de Paragominas, o juiz Airton Portela e o diretor da Secad, José Luiz Rodrigues, estiveram na Justiça Federal em Castanhal (foto ao lado), na região nordeste do estado, abrindo a programação de visita às subseções do interior.
Recebidos pelo vice-diretor, juiz federal Rodrigo Mendes Cerqueira, e pela diretora de Secretaria, Mara Lima Duarte Monteiro de Barros, eles visitaram o terreno destinado à construção da nova sede da subseção. Uma placa de identificação será afixada na área, que também vai passar por limpeza. Foi solicitado apoio para a digitalização do acervo de processos físicos que se encontram no arquivo e o futuro descarte dos autos.
A visita protocolar prossegue nesta terça-feira (15), quando os diretores do Foro e da Secad chegarão a Marabá, na região sul do estado. Amanhã, viajam para o município de Redenção. No dia 18, será visitada a Vara de Tucuruí, depois Santarém (21) e Itaituba (23). A programação se encerrará com a visita à Justiça Federal em Altamira, no dia 24 de março.
(Ascom TRF1)