Paragominas – Polícia desmantela esquema de falsificação de atestados médicos
A Polícia Civil do Estado do Pará, em Paragominas, desmantelou um esquema que vinha falsificando atestados médicos das redes públicas estadual e municipal de saúde.
Tendo apreendido diversos atestados falsificados, a 13ª Seccional Urbana de Paragominas iniciou investigação e identificou o autor e local das falsificações. O autor seria o proprietário de uma gráfica localizada na Rua Samuel Câmera, no bairro Camboatã, que faria os documentos falsificados na sua própria empresa.
De posse dos mandados de busca e apreensão, policiais civis sob a coordenação do Delegado Vinícius Ulhoa estiveram no local e apreenderam agendas, notebooks, computadores, maquinetas de cartão de crédito e outros acessórios utilizados na falsificação e comercialização dos atestados falsificados.
Nos dispositivos apreendidos foram localizados carimbos de médicos credenciados junto às redes de saúde municipal e estadual, e modelos dos atestados a serem falsificados.
O proprietário da gráfica foi indiciados conforme Artigo 297 do Código Penal:
Falsificar, no todo ou em parte, documento público, ou alterar documento público verdadeiro:
Pena – reclusão, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa.
E ainda pelo Artigo 294 do Código Penal:
Fabricar, adquirir, fornecer, possuir ou guardar objeto especialmente destinado à falsificação de qualquer dos papéis referidos no artigo anterior:
Pena – reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa.
Conforme Delegado responsável pelo caso; Outras pessoas serão indiciadas pelo crime de uso de documento falso.
por Célia Santos para Notícias Diárias