BrasilNotíciasPará

Atuação do MPF no combate ao garimpo ilegal na Amazônia disputa prêmio em votação aberta

Atuação do MPF no combate ao garimpo ilegal na Amazônia disputa prêmio em votação aberta a toda a sociedade

Prazo para votar vai até quarta-feira (4)

A atuação do Ministério Público Federal (MPF) no combate ao desmatamento e ao garimpo ilegal na região do rio Tapajós (PA e AM) e na defesa dos direitos do povo Munduruku é um dos projetos da instituição que está concorrendo a prêmio por voto popular no 10° Prêmio República, da Associação Nacional dos Procuradores de República (ANPR).

Entre várias medidas, a atuação se voltou ao combate ao chamado esquentamento de ouro, ou seja, a prática de fraudes para dissimular a origem do minério extraído ilegalmente e, assim, colocá-lo no mercado nacional e internacional como produto de origem legal.

O MPF buscou responsabilizar órgãos e entidades do setor público e agentes privados, que, por ação ou omissão na implementação e operação de controles, permitem que a mineração ilegal de ouro em terras indígenas seja vantajosa aos criminosos e invasores.

Detalhes e como votar – Um resumo dessa atuação do MPF está disponível em https://bit.ly/resumo-atuacao . Em vídeo publicado em https://youtu.be/s6XFCwGB8UA , um dos autores da iniciativa, o procurador da República Paulo de Tarso Moreira Oliveira, comenta o trabalho.

O link para votação é o https://www.anpr.org.br/premiorepublica/votacao-sociedade/votar . As votações estão abertas até quarta-feira (4). Apenas um voto por CPF é considerado válido. Votos duplicados serão desconsiderados.

Resumos sobre todos os trabalhos finalistas estão disponíveis em https://anpr.org.br/premiorepublica/votacao-sociedade/conheca-os-finalistas.

Sobre o prêmio – A participação do público é a principal novidade da décima edição do Prêmio República. O prêmio tem o objetivo de identificar e dar visibilidade à atuação dos membros do MPF e estimular parcerias com a sociedade.

Além do Prêmio Sociedade (definido em júri popular), haverá entrega de troféus para os vencedores das categorias Promoção de Direitos Fundamentais e Combate ao Crime e a Outros Ilícitos escolhidos pela Comissão Julgadora.

A edição deste ano prevê também o Prêmio Honorário, destinado a membros aposentados do MPF que tenham contribuído significativamente para o aperfeiçoamento da instituição, além de categorias para reconhecer o trabalho da sociedade civil e da imprensa.

Os vencedores serão conhecidos na quarta-feira, em solenidade que será transmitida ao vivo pelo canal da ANPR no YouTube (https://youtube.com/user/ANPR1973).

(MPF PA com informações do site da ANPR)

Deixe um comentário