Paragominas volta a sofrer os transtornos de uma enchente
A cidade Paragominas, no sudeste paraense, fica a pouco mais de 300 km de distância da capital paraense, e sofreu três anos seguidos com as consequências de chuvas fortes e estouro de barragem.
No ano de 2021, as poucas chuvas que ocorreram espaçadamente, e algumas ações iniciadas nos anos anteriores, ajudaram a poupar a cidade de maiores transtornos.
Em 2022, as chuvas também não foram frequentes, mas na madrugada de terça-feira (10) fortes chuvas encheram ruas e alagaram residencias em vários bairros da cidade.
Na rotatória da Avenida Monte Líbano com a Rodvia dos Pioneiros, a água invadiu a pista, dificultando o tráfego local.
Um trecho da Rodovia dos Pioneiros, nas imediações do bairro Laércio Cabeline, houve a necessidade de interdição da via devido a iminencia e rompimento da estrada.
Na Colônia Oriente, a pouco mais de 60 km do centro de Paragominas, uma represa encheu tanto que as águas passaram por cima da estrada e na sequencia romperam a via.
Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Defesa Civil e SEMUTRAN estiveram atuando desde o início da manhã para tentar minimizar os transtornos causados pelas águas.
A Prefeitura emitiu nota oficial dizendo:
A Prefeitura de Paragominas, por meio da Defesa Civil, esclarece que, devidos as fortes chuvas ocorridas na madrugada desta terça-feira, 10 de maio, causaram alagamentos em algumas ruas da cidade e na rodovia dos pioneiros, mas com a mesma rapidez como tudo aconteceu, os serviços de restruturação e limpeza por parte da gestão municipal já estão sendo executados.
A Defesa Civil municipal monitora diariamente através do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) as mudanças climáticas de região, o que garante avaliações precisas do que poderá ser feito em casos onde o volume de água poderá ser maior do que se espera.
A equipe da Defesa Civil percorre os principais pontos de alagamentos e avalia o comportamento do fluxo das águas nas diversas galerias e canais da cidade, bem como presta orientações às pessoas que residem perto desses canais de esgotamento. A Prefeitura, por meio da Defesa Civil, também esclarece que em casos de urgência aciona de imediato o gabinete de crise formado pelas secretarias municipais, corpo de bombeiros e outros órgãos para realocar famílias em situação de risco, a relocação ocorre para casa de parentes, como opção das famílias. Outra opção são os abrigos disponibilizados de forma temporária para essas situações.
A Prefeitura Municipal de Paragominas, por meio da Defesa Civil e os demais colaboradores não medem esforços para o pronto atendimento de qualquer situação causada pelas fortes chuvas, bem como o auxílio aos moradores que por ventura possam ser atingidos por situações onde a natureza assume o comando.
Na nota também foi divulgado o número de emergência para que a população possa entrar em contato com a Defesa Civil 91 99114-7545.
Paragominas sofreu a pior enchente de sua historia na madrugada de 12 de abril do ano de 2018.