Alan Melo assume a Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Paragominas
A Prefeitura Municipal de Paragominas vem passando por alternancia constante nos principais cargos do governo desde o início da atual gestão.
13 nomes foram anunciados e apresentados nos primeiros dias do ano de 2021:
Administração e Finanças – Adriana Amaral
Agricultura, Indústria e Comércio – Renan Ohse
Assistência Social – Amanda Purger
Assuntos Jurídicos – Amarildo Leite
Cultura, Turismo, Desporto e Lazer – Claudei Souza
Educação – Ana Glória Guerreiro
Governo – Evandro Nascimento
Meio Ambiente/Urbanismo – Roberto Gambin acumula as duas secretarias desde o início da gestão
Infraestrutura (Obras) – Achilles Ferreira
Planejamento e Desenvolvimento – Anderson Cerceau
SANEPAR: Superintendência Geral – Rosilene Costa
Saúde – Marinaldo Ferreira
Trânsito e Cidadania – Coronel Roberto Coraci
Dos 13 apresentados inicialmente, 5 deles já não compõem mais o quadro do governo municipal:
Em março de 2021, o então secretário de Governo, Evandro Nascimento, é o primeiro a deixar o time. A pasta fica sem comando até o início de abril, quando Renato Cuiabá é nomeado.
Desde os primeiros dias de atuação, com decisões polêmicas e questionamento sobre a legalidade de sua contratação, Glória Guerreiro, a secretária de Educação, foi alvo alvo de protestos de pais de alunos, professores, sindicato e do FUNDEB. Um grupo de professores chegou a ir até a secretaria e gritar: Fora Glória! Ela foi exonerada, sendo substituída por Andrea Siqueira em abril.
O secretário de Assuntos Jurídicos, Amarildo Leite, faleceu em 10 de maio de 2021 (em consequência da Covid-19), e foi substituido por Amauri Cativo.
Março de 2022, o médico Marinaldo Ferreira, deixa o cargo de secretário de Saúde. Adriana Vieira, até então Superintendente da pasta, ficou na função interinamente até ser nomeada secretária em 10 de junho.
O secretário de Governo, Renato Cuiabá, voltava das férias quando recebeu a informação de que havia sido exonerado. Segundo ele mesmo declarou ao site Noticias Diárias, nenhuma comunicação prévia, nem sequer soube a motivação de sua demissão.
Na saída de Renato Cuiabá, Marlem Dias foi nomeada em 28 de junho, para responder interinamente pela pasta até o dia 05 de julho. No dia 12 de julho, nova portaria prorroga a nomeação por mais 30 dias, indo 05 de julho até 05 de agosto.
Anderson Cerceau, secretário de Planejamento e Desenvolvimento teria solicitado seu desligamento no mês de maio, mas a publicação de sua exoneração só ocorreu na terça-feira, 12 de julho, datada de 13 de junho. Na mesma publicação, foi nomeado Cláudio Alan de Melo Barbosa para assumir á função.
Alan Melo é graduado em Economia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Mestre em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).