NotíciasParáParagominasSou Agro

Paragominense, Rosangela Peniche é candidata a Deputada Estadual pelo PDT

Conhecida de perto pelos produtores rurais de Paragominas, desde a agricultura familiar aos de maior porte produtivo, Rosangela Peniche teve seu nome indicado pelo próprio partido para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA).

A menina de família simples, nascida e criada em Paragominas, tem uma trajetória marcada pela busca da sobrevivência e a persistência pelo crescimento pessoal e profissional.

Da infância em que buscava água no chafariz do Jardim Atlântico e levava para casa em uma lata carregada na cabeça, a adolescente que trabalhou como empregada doméstica e mais tarde, com o dinheiro que ganhava trabalhando como garçonete nos dias de domingo, conseguia pagar suas passagens para fazer o curso de Técnica em Mineração na EETEPA.

No ano de 2004 participou do processo seletivo de jovem aprendiz da então Companhia Vale do Rio Doce.

Eleita líder comunitária do bairro Camboatã no ano de 2005, Rosangela Peniche pleiteou a construção de um posto de saúde, pois o que ali havia funcionava em imóvel alugado e não atendia às necessidades dos moradores.

Dois anos depois passou a integrar o quadro efetivo e foi a primeira mulher operando um trator de esteira e em seguida uma escavadeira hidráulica. Ocupou o cargo de auxiliar operacional no ano de 2012 e ficou na empresa até 2015.

No mesmo ano que deixou a mineradora, Rosangela Peniche passou a integrar a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP) e foi uma das idealizadoras do projeto de fomento ao cultivo do cacau em Paragominas.

De 2019 a 2021 se dedicou ao cargo de assessora técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) no Núcleo Nordeste Paraense que compreende os municípios de Aurora do Pará, Dom Elizeu, Ipixuna do Pará, Irituia, Mãe do Rio, Paragominas, Rondon do Pará, São Miguel do Guamá e Ulianópolis.

Graduada em Logística, graduada e pós-graduada em Biologia, agora, aos 43 anos de idade, Rosangela Peniche, a mulher que é esposa, mãe e agricultora, frequentadora da Igreja Adventista, foi surpreendida ao ser convocada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), ao qual é filiada há muito tempo, abraçou a missão se colocando á disposição dos paraenses para representá-los na ALEPA.

Por Célia Santos para Notícias Diárias

Deixe um comentário