NotíciasParáParagominasSou Agro

Adepará capacita profissionais sobre doenças de impacto econômico e sanitário

Os participantes também ampliam conhecimentos sobre ações e diretrizes dos programas sanitários estabelecidos pelo Ministério da Agricultura

Para aperfeiçoar e atualizar fiscais estaduais agropecuários (médicos veterinários), agentes fiscais agropecuários e auxiliares de campo sobre as principais doenças que causam impacto econômico e sanitário, e de notificação obrigatória, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) está promovendo uma semana de capacitação, no período de 17 a 21 de outubro, no município de Paragominas, no sudeste paraense. Os participantes também ampliam os conhecimentos sobre ações e diretrizes dos diversos programas sanitários e setores técnicos da área de Defesa Animal estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Foto: Divulgação

A capacitação inclui apresentações teóricas e atividades práticas em propriedades rurais e revendas agropecuárias, e ainda fiscalização móvel em rodovias, visando à aplicação na rotina diária dos profissionais.

Atividades de avaliação epidemiológica, vigilância, coleta de material e preenchimento de formulários com os programas sanitários em propriedades; procedimentos, preenchimento de formulários em revendas; fiscalização móvel com operação padrão e registro de informações são atividades realizadas durante a semana.

“O corpo técnico da Agência, formado por médicos veterinários e agentes em agropecuária, está aqui em capacitações de defesa animal, que é a saúde dos animais de produção. Estamos preparando esses técnicos para combaterem e identificarem enfermidades que acometem tanto os animais de produção, quanto seres humanos. Estamos com todos os programas sanitários reunidos para preparar esses profissionais para o aprimoramento na vigilância com relação a essas enfermidades”, informou Samyra Albuquerque, gerente do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose no Pará.

Os benefícios vão além do aumento da produtividade e qualidade do trabalho. As capacitações são ferramentas essenciais para garantir o engajamento e a motivação dos servidores, promovendo e fortalecendo a execução das metas propostas pela Adepará. A programação inclui todos os setores da área técnica em defesa sanitária animal e está sendo ministrada pelos gerentes de cada setor.

Procedimentos – A capacitação dos veterinários e técnicos agrícolas do Serviço Veterinário Estadual (SVE) é fundamental para o cumprimento das metas da Defesa Sanitária Animal no Estado. É um dos requisitos para manter o Pará livre de doenças infectocontagiosas, e assim proporcionar ao produtor rural um serviço de qualidade.

Mais de 50 profissionais recebem conhecimentos sobre como proceder na ocorrência das principais doenças de notificação obrigatória; orientação sobre ações e diretrizes dos diversos programas sanitários e setores técnicos da Defesa Animal.

A metodologia de avaliação do processo ensino-aprendizagem será realizada por meio de um questionário com respostas de múltipla escolha, para nivelamento no início do treinamento, e de avaliação final após cada etapa, para verificar as competências adquiridas e a capacidade de mobilizar recursos e atributos, como conhecimento, habilidades, qualidades pessoais e valores de aprendizagem.

“Trata-se de um grande treinamento, composto por parte teórica e prática. Ao final da semana, os grupos estarão reunidos para discussões e orientações sobre os assuntos abordados. Faremos uma avaliação, trocaremos experiências e alinharemos procedimentos. Para isso, também aplicaremos um teste de avaliação”, informou Graziela Oliveira, gerente de Defesa Animal.

Prevenção – Cada treinamento é importante para prevenir e identificar precocemente doenças que podem acometer o rebanho de mais de 25 milhões de cabeças, o que coloca o Pará como um dos principais representantes da pecuária nacional.

“Essa semana de intensas práticas é mais uma das formas de atuação da Agência de Defesa para que o Pará possa ter uma defesa sanitária animal forte, e que esteja à altura da pujante produção do nosso Estado. Aproveito também para parabenizar e agradecer cada servidor que, diariamente, contribui para a manutenção da defesa no Pará”, disse o diretor-geral da Adepará, Jamir Paraguassu Macedo.

Gerências de programas sanitários participantes da semana de capacitação:

1. Gerência de Defesa Animal – Geda

2. Gerência de Educação Sanitária – GES

3. Unidade de Controle de Cadastro Agropecuário – UCCA

4. Gerência de Epidemiologia – GEEPI

5. Gerência do Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa – GPNEFA

6. Gerência do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose e Sanidade das Abelhas

7. Gerência do Programa Estadual de Sanidade Equídea e Suídea

8. Gerência do Programa Estadual de Sanidade Avícola e Organismos Aquáticos

9. Gerência do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros (EETs) e de Sanidade dos Caprinos e Ovinos

10. Gerência de Revendas Agropecuárias

11. Gerência de Trânsito Agropecuário

(Adepará)

Acesse as nossas redes sociais

Deixe um comentário