NotíciasParáParagominasVida e Saúde

Médicos ameaçam greve por falta de pagamento e Prefeitura diz que irá regularizar

Médicos plantonistas da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paragominas emitiram carta aberta na segunda-feira, 06 de março de 2023, ameaçando a paralização das atividades pela falta de pagamento dos plantões.

A nota diz:

🛑AVISO DOS MÉDICOS DA UPA 24H DE PARAGOMINAS 🛑

Por meio deste, os médicos plantonistas em atividade na UPA 24h do município de Paragominas vêm reiterar a indignação referente ao descompromisso com os pagamentos dos plantões dos mesmos neste serviço de saúde.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde não vem honrando seus compromissos financeiros junto à classe médica trabalhadora da UPA 24h de Paragominas, estando devendo todos os plantões dos últimos 3 meses, iniciando com os plantões referentes à dezembro de 2022.

Na condição de médicos do sistema único de saúde, compreendemos nossa importância para salvar vidas, diminuir dores, dar nosso máximo para ajudar e acolher nos momentos mais difíceis da vida de toda população de nossa cidade, não distinguindo sexo, religião, faixa etária, raça, fazemos nosso melhor por todos e estamos constantemente nos esforçando para trazer a melhor assistência em saúde, levando em consideração todas as dificuldades inerentes ao SUS.

Porém ao mesmo tempo que temos tamanha responsabilidade, continuamos todos sendo seres humanos que necessitam pagar suas contas, pagar escola dos filhos, pagar seus aluguéis, honrar suas dívidas. Viemos por meio deste, exigir que o mínimo seja realizado. Viemos exigir o pagamento referente às nossas horas trabalhas, às inúmeras noites de sono perdidas, aos inúmeros fins de semana, feriados, aniversários, que todos deixamos de estar com nossos familiares. Exigimos nada além do mínimo. O mínimo de respeito conosco.

Então, todos os médicos em atividade na UPA 24h de Paragominas, em comum acordo, exigem o pagamento dos plantões referentes à Dezembro de 2022 e Janeiro de 2023, até as 17h do dia 07/03/23, visto que o último prazo dado pela secretaria havia sido dia 05/03/23, o mesmo não sendo cumprido.

Não havendo acato da solicitação de pagamento pela Secretaria Municipal de Saúde, está previamente avisado que a partir do dia 08/03/2023, às 07:00 da manhã, haverá redução dos atendimentos realizados na UPA 24h, com todos os pacientes não graves sendo encaminhados para atendimento nos postos de saúde, mantendo a garantia de atendimento na Unidade Pronto Atendimento aos pacientes graves e potencialmente graves. Sendo normalizada a situação após a regularização do débito.

Também informamos que não aceitaremos qualquer tipo de retaliação aos nossos colegas médicos, visto que a movimentação está sendo um ato coletivo de todos os médicos plantonistas da UPA.

Ao tomar conhecimento, a Prefeitura de Paragominas respondeu:

A Prefeitura Municipal de Paragominas informa que no dia de amanhã, 07 de março, estará efetuando o repasse para a empresa que paga os médicos da Upa. Assim sendo, seguem normalmente todos os atendimentos garantindo o acesso de toda a população aos sistema de saúde do município.

Em resposta a essa publicação na página oficial da Prefeitura, uma internauta escreveu:

Aproveita também e faça um reajuste DIGNO para os plantonistas que passam a noite trabalhando para ajudar a salvar várias vidas. Aproveita e entregue os kits do curso dos agentes de saúde e de combate às Endemias. Aproveite também e mande material de trabalho para os postos, exemplo: soro fisiológico. Aproveite também e em vez de construir mais uma praça desnecessária no local onde era o antigo terminal faça um prédio para o caps com amplas salas onde aqueles profissionais que são verdadeiros anjos possam atender os pacientes com DIGNIDADE Sr Prefeito Dr Lúcideo. Aproveite também e reforme a sala dos bebês pré maturos, o piso lá está com lajotas quebradas e coberto com um pano. Aproveita também e mande material de LIMPEZA para o hospital municipal. Creio que o Sr enquanto médico sabe muito bem que sem material de limpeza não há higiene e sem higiene não há saúde. A saúde está na rua e a culpa é sua!

Outro seguidor disse:

Meu sonho é que o dia a Enfermagem seja respeitada ao ponto de não precisar se manifestar nas ruas e não ter que parar o atendimento, e que os seu anseios também sejam atendidos apenas com uma carta aberta.

Por Célia Santos para Notícias Diárias

Acesse as nossas redes sociais

Instagram: @sitenoticiasdiarias

Facebook: noticiasdiariascs

Pinterest: @noticiasdiariascs

Deixe um comentário